De adubo a desodorizante: veja 6 usos alternativos da borra de café e pare de jogá-la no lixo

Saiba como você pode utilizar a borra de café para atividades diárias

Bons Fluidos Publicado quinta 22 abril, 2021

Saiba como você pode utilizar a borra de café para atividades diárias
Veja como reutilizar a borra de café que geralmente vai para o lixo - Pexels

Você sabia que o brasileiro é um dos maiores consumidores de café no mundo?  Por aqui, consumimos, em média, 5,8 kg de café por pessoa por ano, mas quando o assunto é produção de café somos os campeões! São 50 milhões de sacas todos os anos. No entanto, embora a bebida seja o principal motivo para apreciar o pó de café, os restos também têm utilidades. 

Depois de passar um cafezinho no filtro e bebê-lo você faz o que? Se você joga a borra de café que sobrou no lixo, está perdendo algumas utilidades deste pó poderoso. Listamos seis utilidades domésticas da borra de café:

+ VEJA TAMBÉM: Resultado de estudo sobre café contradiz crença popular e aponta mudança na massa cinzenta do cérebro

Tirar cheiro de alimentos das mãos

Depois de cortar cebola, alho, e outros alimentos com cheiro forte, é comum que suas mãos fiquem fétidas. Basta fazer uma leve esfoliação com a borra de café para que o pó neutralize os odores dos alimentos e tire aquele cheio incômodo de suas mãos. 

Aliviar chulé nos sapatos

Se você sofre de chulé e nem os produtos que prometem acabar com o mau cheiro dos pés resolvem seu caso, tente colocar borra de café em um saquinho e deixe do dia para a noite dentro do calçado. 

Desentupir pias

Água quente com borra de café é tiro e queda para desentupir pias. Basta jogar a mistura e deixar o desentupidor natural agir no encanamento e levar embora os resíduos que provocam o entupimento. 

+ VEJA TAMBÉM: Todo apaixonado por café deve saber estes 7 fatos científicos curiosos sobre a bebida mais amada do mundo

Adubar plantas

Uma das utilidades mais conhecidas da borra de café é a sua utilização para fertilizar plantas. Basta depositar a borra na terra de sua plantinha que está enfraquecida, ressecada ou murcha e esperar que ela absorva os minerais do café passado e se recuperar. 

Combater a dengue

Sim, a borra de café ajuda a evitar os mosquitinhos da dengue nos pratinhos de suas plantas. É muito comum que estes mosquitos depositem seus ovos na água parada dos pratinhos. Para evitar que isso aconteça, basta colocar a borra na água e os mosquitos irão procurar outro local para se proliferar.

Último acesso: 22 Jan 2022 - 20:07:07 (1044797).