Delicioso e saudável! Veja 8 motivos para beber uma taça de vinho todos os dias

A ingestão moderada de vinho tinto oferece inúmeros benefícios à nossa saúde; confira

Bons Fluidos Publicado quarta 29 julho, 2020

A ingestão moderada de vinho tinto oferece inúmeros benefícios à nossa saúde; confira
Conheça os benefícios da ingestão moderada de vinho tinto - Pexels

Não é de hoje que se discute sobre os efeitos da ingestão de vinho tinto, por isso, diversos pesquisadores já estudaram os efeitos da bebida no nosso organismo e identificaram inúmeros benefícios no consumo moderado. 

+ VEJA TAMBÉM: Vinho brasileiro de R$ 38 é premiado com medalha de ouro em concurso internacional

Além de acompanhar muito bem um jantar saboroso, quando ingerido em poucas quantidades, ele assume um papel importante na prevenção de doenças e até para a saúde mental. Conheça alguns destes benefícios:

Faz bem para o coração
Estudos já mostraram que uma pequena quantidade de vinho tinto por dia ajuda a prevenir problemas coronarianos, já que ele aumenta a produção de colesterol "bom" e diminui os níveis do colesterol "ruim" do organismo. 

Aumenta a libido
Uma pesquisa realizada pela Universidade de Florença, na Itália, avaliou mais de 700 mulheres e constatou que as que tomavam vinho tinto tinham maior desejo sexual em comparação com as que não tomavam. 

É anticoagulante
Foi constatado que pessoas que bebem vinho têm menos quantidade da proteína fibrogênica, que atua na formação de coágulos no sangue, por isso, o vinho tem efeito antitrombótico. 

Equilibra a pressão arterial
O resveratrol, composto presente no vinho, desempenha um papel fundamental na diminuição da pressão arterial, segundo um estudo realizado em camundongos na Inglaterra e publicado pela revista médica Circulation

Previne o surgimento do mal de Alzheimer
Beber uma pequena quantidade de vinho diariamente pode ajudar o cérebro a eliminar toxinas associadas ao mal de Alzheimer, no entanto, o consumo exagerado da bebida pode ter um efeito contrário, de acordo com um estudo publicado na revista Scientific Reports

Alivia o estresse
O vinho atua como um calmante natural em momentos estressantes. Quando consumido com moderação, as substâncias presentes na bebida melhoram nossa capacidade de lidar com as emoções, segundo um estudo da Universidade de Boston, nos Estados Unidos. 

Melhora a memória
Segundo a Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, o vinho tem ação anticoagulante e anti-inflamatória dos vasos, fatores que estão relacionados com a perda de memória. 

Ajuda no emagrecimento
Uma pesquisa realizada pela Universidade de Purdue, nos Estados Unidos, constatou que a substância piceatannol, presente no vinho tinto, ajuda a retardar o surgimento de células jovens de gordura, além de evitar que elas se transformem em células maduras. 
 

Último acesso: 27 Sep 2020 - 20:58:57 (1043159).