Publicidade

Dia Mundial do Combate ao Câncer: Instituto alerta que hábitos diários podem prevenir a doença

O Instituto do Câncer de São Paulo reuniu alguns detalhes que podem fazer a diferença na rotina de qualquer pessoa

Em 8 de abril é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer – Freepik

Em 8 de abril é comemora o Dia Mundial do Combate ao Câncer!

Publicidade

Em homenagem à data, o Instituto do Câncer SP (Icesp) fez um post no Instagram reunindo algumas medidas que qualquer pessoa pode incluir na rotina para se prevenir de algumas doenças, até mesmo do câncer.

“Cuidar de si mesmo, adotando bons hábitos, traz ao nosso dia-a-dia não só uma gostosa sensação de leveza e bem-estar, mas proporciona também mais saúde e qualidade de vida. Além disso, um estilo de vida saudável atua na prevenção de diversas doenças, incluindo o câncer. Que tal não deixar para amanhã e cuidar da sua saúde hoje?”, propôs o Instituto.

Confira a lista de hábitos que eles indicam para uma vida mais saudável e tranquila:

1) Aposte em uma alimentação saudável

Publicidade

2) Pratique exercícios físicos regularmente

3) Evite bebidas alcoólicas

4) Não fume

Publicidade

5) Visite o médico anualmente

6) Faça exames de rotina

IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO

Publicidade

O American Institute for Cancer Research (AICR), um dos mais importantes institutos de pesquisa sobre o câncer dos Estados Unidos, alerta na hora da refeição, 2/3 dos pratos precisam ser preenchidos com alguns alimentos que são considerados “anticâncer”.

São eles os ricos em fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, como grãos integrais, leguminosas, vegetais e muitas frutas. Todos esses oferecem diversos benefícios à saúde das células e do organismo como um todo.

Para o HCor, o Dr. Robson Moura, presidente da Sociedade Brasileira de Cancerologia, alertou que “uma dieta ‘anticâncer’ é a sinergia de compostos que trabalham em conjunto no organismo para oferecer proteção para as células saudáveis contra o desenvolvimento do câncer”.

Publicidade

• Frutas e vegetais – maça, uva, brócolis, couve, e outros vegetais folhosos verde-escuros ajudam na proteção para os cânceres de pulmão, cólon, mama, próstata, boca e estômago;

• Fibras – arroz integral, abóbora, chia, aveia crua são protetores para o câncer do intestino grosso;

• Legumes e grãos – tomate, feijões, ervilhas, lentilhas ajudam na prevenção do câncer de estômago e pâncreas.