Publicidade

Dia Nacional do Pão de Queijo: aprenda a fazer uma receita típica de Minas Gerais

Nesse Dia Nacional do Pão de Queijo, consultamos cozinheiras de mão cheia que, diretamente de Minas Gerais, ensinam uma receita completa

Dia Nacional do Pão de Queijo: aprenda a fazer uma receita típica de Minas Gerais
Dia Nacional do Pão de Queijo: aprenda a fazer uma receita típica de Minas Gerais – Flickr

Você sabia que, hoje, 17 de agosto, é comemorado o Dia Nacional do Pão de Queijo? A data foi criada para representar a importância da iguaria na gastronomia e na cultura do Brasil. Com origem em Minas Gerais, o pão de queijo já virou marca do estado: representa aconchego, reunião em família e, para quem está longe, nostalgia!

Publicidade

O alimento é encontrado em todos os 4 cantos do Brasil, isso é fato, mas, para quem experimentou, sabe que nada se compara à receita caseira e de mãe de Minas Gerais, concordam? Por isso, para comemorar essa data tão especial, a Bons Fluidos fez uma viagem até o estado e trouxe para vocês, leitores, uma receita simples, mas especial, de um pão de queijo bem mineiro!

Temos certeza que vocês vão gostar: essa delícia transcende gerações em uma família do interior de Minas. Ao compartilhá-la com vocês, desejamos o melhor que o estado pode te oferecer: acolhimento, gastronomia impecável, carinho e muito amor – assim como é nossa revista! Confira os ingredientes e o passo a passo:

Dia Nacional do Pão de Queijo: receita simples e acessível

Ingredientes:

  • 1 quilo de polvilho;
  • 1 colher de sal;
  • 4 ovos;
  • 1 copo de óleo;
  • Queijo minas (ralado) a vontade;
  • 1 copo de farinha de milho
  • Leite até ficar no ponto de enrolar.

Como fazer?

Primeiramente, sove bastante o polvilho! Depois, faça um buraco no meio do polvilho, coloque a farinha de milho e o óleo para amolecer. Misture o sal, os ovos e o queijo. Despeje o leite até que a massa amoleça no ponto certo. Depois, basta levar ao forno até que seu pão de queijo fique na cor que você mais gosta!

A receita, na verdade, não tem muito segredo – apenas se lembre de não deixar passar do ponto (na hora de enrolar), para que sua iguaria fique na consistência perfeita. O único segredo por trás é muito amor e carinho pelo que fazemos para nossa família e amigos. Bom apetite!

Publicidade