bem-estar   / Exercícios para a mandíbula

Dores na mandíbula? Série de exercícios na região podem ajudar a aliviar a tensão

Incômodos nesse local podem surgir por diversas causas, desde estresse até problemas na arcada dentária

Bons Fluidos Publicado terça 26 outubro, 2021

Incômodos nesse local podem surgir por diversas causas, desde estresse até problemas na arcada dentária
Práticas para aliviar dores na mandíbula - Freepik/pch.vector

Dores na região da mandíbula ao comer ou bocejar, sensibilidade, dores de cabeça, zumbidos e até mesmo vertigem podem estar relacionados com a chamada disfunção temporomandibular (DTM). A causa desses incômodos no local vão de estresse, ansiedade e tensão até mesmo problemas na arcada dentária. 

Um problema que tem sido recorrente entre as pessoas ao redor do mundo e que pode desencadear desconfortos na mandíbula, é o bruxismo. Um estudo feito na Polônia e em Israel, divulgado no Journal of Clinical Medicine, apontou que cerca de 1.700 participantes apresentaram a condição desde a pandemia do coronavírus.

+++ Como aliviar as olheiras e bolsas abaixo dos olhos de maneira alternativa? Acupunturista ensina quais pontos do corpo devem ser estimulados

+++ Você anda muito estressado? Confira cinco vídeos relaxantes que vão energizar o corpo e a alma 

Um médico deve ser procurado caso os incômodos sejam prolongados, mas existem maneiras de prevenir esse desgaste e desconforto na mandíbula com exercícios simples, que são possíveis fazer em casa mesmo. O fisioterapeuta Dr. Rodrigo Lopes, em seu canal do YouTube, dá dicas de práticas para relaxar a região. “Lembrando que a ideia não é passar receita de bolo de tratamento, mas sim dar ferramentas”.

  • Alongamento da parte anterior da cervical: coloque os dois polegares das mãos no queixo e, em seguida, empurre o pescoço levemente para trás. “De duas a três vezes, sustentando 20 segundos”
  • Mobilização da articulação da mandíbula: Nesse exercício, a boca deve estar semi aberta e relaxada. Segure a mandíbula com a mão direita e vai puxando, suavemente, de lado para o outro. “Você pode fazer duas séries de dez repetições de cada lado”, orienta o fisioterapeuta. 
  • Abrir e fechar a boca: Com as pontas dos dedos nas regiões laterais da cabeça, feche e abra a boca. “Quando você sentir que o músculo está empurrando a sua mão para fora, você chegou no ponto gatilho do músculo temporal”.

Confira exercícios no vídeo “DTM - Disfunção temporomandibular | VÍDEO 1- (Diagnóstico e Exercícios)”, no canal do Dr. Rodrigo Lopes:

Último acesso: 04 Dec 2021 - 01:46:03 (1045920).