Que fruta pouco conhecida combate a acidez no estômago?
Levantamento estima que essa condição afeta entre 19,5% e 44% da população brasileira; de acordo com especialistas, uma alimentação saudável por aliviar os sintomas

Levantamento estima que essa condição afeta entre 19,5% e 44% da população brasileira; de acordo com especialistas, uma alimentação saudável por aliviar os sintomas
Levantamentos estimam que a acidez no estômago afeta entre 19,5% e 44% da população brasileira. Também conhecida como azia, essa condição é classificada como um dos sintomas da Doença do Refluxo Gastroesofágico. De acordo com especialistas, a enfermidade, que tem crescido nos últimos anos, está correlacionada ao tabagismo, ao consumo de álcool e à má alimentação. Por isso, para melhorar a saúde, eles sugerem adaptar o estilo de vida, principalmente, através de uma dieta adequada. Um exemplo de alimento que pode reduzir a acidez estomacal é o marmelo.
Rica em minerais e vitaminas, essa fruta, originária da Ásia e do Mediterrâneo, possui propriedades antioxidantes, antibacterianas, antifúngicas e anti-inflamatórias. No entanto, a principal característica, que auxilia o bem-estar, é a grande quantidade de fibras alimentares. Uma delas, a pectina, é a responsável por combater o refluxo e, por conseguinte, a acidez estomacal.
De acordo com profissionais, para esses casos, o indicado é apostar no xarope de marmelo, que alivia os sintomas da doença. Um estudo, publicado pelo National Institutes of Health (agência de saúde dos Estados Unidos), analisou 80 crianças com refluxo gastroesofágico e descobriu que a suplementação diária do fruto demonstrou ser tão eficiente quanto os medicamentos. Além disso, outra pesquisa feita com gestantes, evidenciou os mesmos efeitos com somente uma dose de dez miligramas de xarope após as refeições.
Outra forma de obter os benefícios do marmelo é o incorporando na dieta. Em entrevista ao ‘La Nación’, a nutricionista Milagros Sympson explicou que, apesar de recomendar o alimento in natura, também é possível consumi-lo assado. Para isso, segundo a especialista, é necessário deixá-lo no forno por cerca de 20 minutos. Ademais, a fim de tornar a receita mais saborosa, ela indica temperar dois marmelos, sem a semente, com canela e gengibre, além de molhá-lo com suco de laranja ou mel.