Publicidade

Eduardo Kobra transforma cilindro de oxigênio em obra de arte e arrecada R$ 700 mil para hospitais

O maior muralista brasileiro utilizou um cilindro inativo para fazer referência ao caos dos hospitais sem oxigênio no país

Artista fez obra de arte utilizando um cilindro de oxigênio inativo – Alan Teixeira / Divulgação

Eduardo Kobra realizou mais uma obra de arte, no entanto, desta vez, a obra mais recente do maior muralista brasileiro não tem relação com a sua especialidade, que é pintar desenhos incríveis em grandes murais e paredes de prédios. O artista fez um protesto e relembrou as vítimas da Covid-19 no Brasil ao transformar um cilindro de oxigênio inativo em uma obra de arte. 

Publicidade

Kobra pintou um cilindro de 1,30m fazendo parecer que o equipamento trata-se de um recipiente transparente com uma árvore plantada dentro, em referência a importância do equipamento neste momento de pandemia, na qual milhares de pacientes já morreram em decorrência do novo coronavírus. O projeto também evidencia a falta deste equipamento e o caos instalado na saúde brasileira. 

+ VEJA TAMBÉM: Eduardo Kobra faz mural que retrata crianças das 5 maiores religiões unidas contra o coronavírus

O intuito da obra não é apenas ser vista. Desde que divulgou o projeto, Kobra pretendia doar todo o dinheiro que arrecadasse com o cilindro artístico para a compra do equipamentos hospitalares, no entanto, mesmo antes de ser lançada, a peça foi adquirida por R$700 mil por voluntários da União BR.

“A mensagem central é a importância da vida. Que o sopro da minha arte ajude a levar um pouco de oxigênio para os hospitais mais necessitados e, ao mesmo tempo, provoque a reflexão sobre a importância de usar máscaras, lavar as mãos constantemente, manter o isolamento social e, claro, de preservar a natureza, que é um patrimônio de toda a humanidade”, disse ele em publicação no Instagram.

Publicidade

+ VEJA TAMBÉM: Confeiteiro faz verdadeiras obras de arte em bolos e chama a atenção na web; veja

O dinheiro arrecadado com a obra será doado para a compra de oxigênio hospitalar que irão beneficiar centenas de hospitais com escassez do equipamento, especialmente no norte do país, e salvar milhares de vidas.