Publicidade

Estudo indica que tomar suplemento pode ajudar a reduzir declínio cognitivo

Na pesquisa, os suplementos ajudaram na melhora cognitiva, porém, outras análises são necessárias antes que recomendações médicas sejam feitas

Estudo indica que tomar suplemento pode ajudar a reduzir declínio cognitivo
Estudo indica que tomar suplemento pode ajudar a reduzir declínio cognitivo – Foto de Nataliya Vaitkevich no Pexels

Recentemente, um estudo feito pela Universidade Wake Forest, dos Estados Unidos, concluiu que tomar suplemento multivitamínico pode ser uma excelente opção para reduzir o declínio cognitivo, principalmente em pessoas mais velhas. A pesquisa foi feita em colaboração com o Hospital Brigham and Women’s, em Boston. Porém, cuidado! Os autores disseram que ainda são necessários estudos adicionais para confirmar essas descobertas.

Publicidade

Tomar suplemento de vitaminas pode desacelerar perda cognitiva!

Para chegar às conclusões, os cientistas usaram alguns dados de um estudo prévio do Brigham and Women’s Hospital. Nele, 21.442 homens e mulheres norte-americanos foram investigados para determinar se o suplemento diário de extrato de cacau ou um suplemento multivitamínico reduziriam o risco de desenvolver doenças cardíacas, derrame, câncer e outras condições de saúde. E a resposta é: sim e não!

Acontece que eles descobriram que 3 anos de suplementação poderia desacelerar em aproximadamente 60% o declínio cognitivo – isso dá quase 2 anos. Os benefícios foram maiores em participantes com doenças cardiovasculares. Porém, o extrato de cacau não apresentou muitos benefícios significativos.

“Embora essas descobertas preliminares sejam promissoras, pesquisas adicionais são necessárias em um grupo maior e mais diversificado de pessoas. Além disso, ainda temos trabalho a fazer para entender melhor por que o multivitamínico pode beneficiar a cognição em adultos mais velhos”, explicou, em um comunicado, a pesquisadora Laura Baker, da Wake Forest University.

Publicidade