Publicidade

Estudo mostra que cães choram de alegria quando reencontram os donos

Comprovado! Os cães choram de alegria quando veem seus tutores novamente; estudo conclui que as lágrimas estão relacionadas a emoções positivas dos bichinhos

Estudo mostra que cães choram de alegria quando reencontram os donos
Estudo mostra que cães choram de alegria quando reencontram os donos – Freepik

Uma pesquisa realizada no Japão e publicada na revista científica Current Biology comprovou o que quem tem um cachorro já sabe há muito tempo: realmente, os cães choram de alegria quando reencontram os donos! Os estudiosos usaram 20 cachorros para comparar o volume de lágrimas normal com o volume de quando os bichinhos choram quando veem seus donos novamente após algum tempo.

Publicidade

Comprovado! Cães choram de alegria quando reencontram os donos

Anteriormente, estudiosos já haviam percebido que a oxitocina é liberada tanto pelos cães quanto pelos seus tutores quando eles interagem. Agora, para chegar às conclusões do choro de alegria, eles analisaram os bichinhos. “Isso me deu a ideia de que a oxitocina pode aumentar as lágrimas”, disse o pesquisador Takefumi Kikusui, da Universidade de Azabu, no Japão.

Eles, então, descobriram que as lágrimas caíam 5 minutos depois que os donos dos cães voltavam para casa após uma ausência média de 5 a 7 horas. Nesses momentos, o volume aumentou consideravelmente – se compararmos com a taxa medida enquanto os cãezinhos relaxam em casa com seus tutores.

Para comprovar ainda mais a hipótese, os cientistas pediram aos tutores que comparassem e registrassem o antes e depois dos bichinhos. Esse estudo concluiu que as lágrimas dos cachorros facilitava o “cuidado humano com os cães”, já que as pessoas que os estudiosos conversaram deram respostas mais positivas quando viram cães com olhos lacrimejantes.

“Descobrimos que os cães derramam lágrimas associadas a emoções positivas […] Os cães se tornaram parceiros dos humanos e podemos formar laços. Nesse processo, é possível que os cães que apresentam olhos lacrimejantes durante a interação com o dono sejam mais cuidados pelos seus tutores”, completou o pesquisador. As informações são do G1.

Publicidade