Publicidade

Estudo revela que dieta rica em fibras ajuda contra a demência

Pesquisadores descobriram que níveis mais altos de fibra alimentar na dieta estão associados a um risco reduzido de desenvolver demência

Estudo revela que dieta rica em fibras ajuda contra a demência – Foto de Anastasia Shuraeva no Pexels

Uma pesquisa realizada por estudiosos japoneses e publicada na revista Nutritional Neuroscience descobriu que os alimentos que contêm fibras podem ser grandes aliados contra a demência.

Publicidade

“A pesquisa mostrou que adultos que consumiam mais fibras, particularmente fibras solúveis, eram menos propensos a desenvolver demência. Esses achados podem estar relacionados a interações entre o intestino e o cérebro”, afirma a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez.

Estudo revela que dieta rica em fibras ajuda contra a demência

A fibra vem em duas formas: insolúvel (que ajuda você a se sentir satisfeito e estimula ao bom funcionamento do intestino) e solúvel (que ajuda a reduzir o colesterol e o açúcar no sangue). Alimentos que contêm fibras geralmente apresentam uma mistura dos dois, mas grãos inteiros, cereais de trigo e vegetais como cenoura, aipo e tomate contêm principalmente fibras insolúveis.

+++ Padre Fábio de Melo, sobre pedidos: ”Deus nos protege com o não que nos diz”

Mesmo que o risco de desenvolver demência seja influenciado pela genética, a alimentação pode ser uma estratégia para modular a expressão dos genes. “Boas fontes de fibra solúvel incluem cevada, aveia, feijão, nozes e frutas como maçãs, bagas, frutas cítricas e peras”, diz a médica.

Publicidade

No estudo, os pesquisadores dividiram os dados, de um total de 3.739 adultos, em quatro grupos de acordo com a quantidade de fibra em suas dietas. Grupos que ingeriram níveis mais altos de fibra conseguirem ter menores riscos de desenvolver demência.

+++ Numerologia e trabalho: descubra o número da sua motivação profissional!

A equipe também examinou se havia diferenças para os dois principais tipos de fibra: fibras solúveis e insolúveis. “As fibras solúveis, encontradas em alimentos como aveia e leguminosas, são importantes para as bactérias benéficas que vivem no intestino, além de fornecer outros benefícios à saúde. As fibras insolúveis, encontradas em grãos integrais, vegetais e alguns outros alimentos, são conhecidas por serem importantes para a saúde intestinal. Os pesquisadores descobriram que a ligação entre a ingestão de fibras e a demência foi mais pronunciada para as fibras solúveis”, explica a médica.

Publicidade