Publicidade
Ho’oponopono: assumir responsabilidades é grande chave para se libertar de conflitos – Foto: alexeyzhilkin / Freepik

O Ho’oponopono é uma técnica ancestral havaiana de cura, reconciliação e perdão. Entre os seus princípios básicos, destaca-se o princípio de que a realidade física que encaramos é uma criação de nossos pensamentos, e o que experienciamos na vida cotidiana nada mais é do que a projeção de memórias, crenças e pensamentos. Ao longo da vida, armazenamos em nosso subconsciente ‘’programas’’ que ditam a maneira como percebemos o mundo e limitam a nossa visão sobre a realidade. Embora seja muito mais fácil assumir o papel de vítima e culpar as pessoas e situações externas, assumir a responsabilidade sobre o que acontece é a grande chave de toda essa filosofia.

Publicidade

+++ O aperfeiçoamento da alma só é possível com o nosso despertar

Quando vivenciamos conflitos, somos convidados a olhar para dentro e questionar o que existe dentro de nós que está se manifestando sob a forma de um problema. Essa é uma visão que pode ser difícil de ser assimilada, mas é o principal fator para acontecer a purificação. Só podemos limpar o que existe em nós e enquanto não tivermos a compreensão de que criamos a nossa realidade de forma inconsciente, projetaremos as mesmas memórias e viveremos os mesmos desafios em nossa vida. Os problemas causam desagrados porque guiam a nossa vida e impedem de manifestarmos o nosso livre arbítrio, fazendo com que vivamos presos a pensamentos antigos que geram as mesmas aflições e criam uma realidade repetida e densa.

O sofrimento que enxergamos em outra pessoa é mais uma memória que está sendo reativada em nós mesmos, afinal, só podemos reconhecer o que também existe em nós. Dessa maneira, para ocorrer a purificação, é necessário que o processo de Ho’oponopono seja feito individualmente: nos tornamos o nosso próprio mestre e curador. Ao apagar a minha própria memória, eu apago também o que projeto nas pessoas e situações ao meu redor.

Assim como um computador, a mente humana se assemelha e armazena dados de uma vida inteira. Vivemos tão carregados de problemas que nos tornamos pesados e não conseguimos acessar o vazio — o lugar onde acessamos a inspiração e a intuição que surge no coração. São as memórias que nos conduzem a tomar decisões com base no que já vivemos, ao invés de vivermos o momento presente e iniciarmos a criação de uma nova realidade a cada instante. 

+++ Responsabilidade afetiva: transparência nas relações impede grandes frustrações

Publicidade

A mente é uma grande contadora de histórias, por isso, só existe no passado ou no futuro. Dessa maneira, a limpeza do Ho’oponopono só age no aqui e agora. Quando fazemos a purificação, somos guiados pelas inspirações que vem da alma e que sempre nos indicam o caminho certo. Esse é o chamado estado de vazio, onde nos conectamos a nossa divindade interior e colhemos os frutos de viver uma vida com alegria e harmonia. 

A finalidade do Ho’oponopono é nos libertar de tudo que possa causar desagrados e conflitos em nossa realidade. Ao nos desprendermos das memórias, estamos prontos para viver o frescor da vida e acessar a dádiva de permanecer o maior tempo possível no estado vazio e no momento presente.


Muito tem se falado sobre a importância do autoconhecimento… Mas como chegamos a ele? A essa resposta que Marina Repetto, nutricionista (do corpo e da alma) e especialista em Ho’oponopono, nos guiará em sua mais nova coluna aqui na Bons Fluidos Digital todas as sextas-feiras, às 12h.

Publicidade