bem-estar   / Alimentação

Evita fadiga e é pouco calórica; veja 5 motivos para incluir a beterraba na dieta, segundo nutricionista

As profissionais Talita Alves Maciel e Rita de Cássia Leite Novais foram as responsáveis por listar as razões

REDAÇÃO BONS FLUIDOS Publicado terça 11 agosto, 2020

As profissionais Talita Alves Maciel e Rita de Cássia Leite Novais foram as responsáveis por listar as razões
Evita fadiga e é pouco calórica; veja 5 motivos para incluir a beterraba na dieta, segundo nutricionista - PxHere

A beterraba, comumente conhecida entre nós, brasileiros, como beterraba-de-mesa ou beterraba-de-jardim, é um legume de tonalidade avermelhada e sabor adocicado, extremamente versátil na cozinha.

Crua ou cozinha, pode ser servida salada, condimento, acompanhamento ou em salmoura. Nós da Bons Fluidos já ensinamos vocês, por exemplo, a preparar um delicioso suco detox de beterraba com abacaxi fortalece o sistema imunológico e ajuda a emagrecer, receita da especialista em nutrição Gabi Lodewijks.

Mas os benefícios da beterraba vão muito além dos citados acima. Para a revista Viva Saúde, as nutricionistas Talita Alves Maciel do Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional (IBNF) e Rita de Cássia Leite Novais, nutricionista da Consultoria Alimentar (SP), listaram cinco motivos para incluir esta raiz na sua alimentação. Confira:

1. EVITA O COLESTEROL RUIM E PREVINE ALGUNS TIPOS DE CÂNCER

A beterraba é um tubérculo que conta com uma alta quantidade de betalaína, substância antioxidante originada de aminoácidos aromáticos, responsável por dar a cor vibrante da hortaliça. É a responsável por evitar que o colesterol ruim se grude às paredes de nossos vasos sanguíneos. Se quiser entender um pouco mais sobre a ação do colesterol no corpo humano de uma maneira mais técnica, confira a matéria: No Dia Nacional de Combate ao Colesterol, médico fala sobre a importância deste lipídio no organismo. É responsável também por prevenir alguns tipos de câncer.

2. É RICA EM NUTRIENTES

É rica em nutrientes como o ferro, potássio, sódio, fósforo, cálcio, zinco, manganês e cobre, combo este que ajuda na cicatrização, luta contra a anemia, na imunidade e tem ação antiviral e antibacteriana. Além disso, também apresenta vitaminas A, B1, B2, B5, C,

3. É POUCO CALÓRICA E PROMOVE SENSAÇÃO DE SACIEDADE

Com apenas 32 kcal a cada 100 gramas, a beterraba apresenta uma boa quantidade de carboidratos e fibras, o que auxilia no funcionamento do  intestino, além de aumentar a sensação de saciedade. Uma ótima saída para quem busca perder peso.

4. AJUDA A FIXAR OS MÚSCULOS

Para quem costuma fazer atividades físicas, esta é uma boa dica. As propriedades da beterraba fornecem energia extra para quem pratica esportes, levando à definição das fibras musculares mais rapidamente. Ótimo, não? Masi uma opção para você variar o seu pré-treino.

5. EVITA A SENSAÇÃO E FADIGA

Mas quem disse que a beterraba não pode ser consumida no pós-treino também? O alimento é ótimo para ajudar na recuperação muscular, evitando a fadiga, e assim auxiliando no seu desempenho para a próxima sessão de exercícios.

Último acesso: 22 Oct 2020 - 14:33:01 (1043221).