bem-estar   / Acupuntura

Você conhece o mapa da acupuntura? Médico explica quais pontos podem ser tratados com a técnica milenar

O Dr. André Tsai explicou quais pontos do corpo são estimulados durante a acupuntura e quais resultados o tratamento fornece

Bons Fluidos Publicado terça 11 agosto, 2020

O Dr. André Tsai explicou quais pontos do corpo são estimulados durante a acupuntura e quais resultados o tratamento fornece
Médico explicou quais pontos podem ser tratados com a técnica de acupuntura - Pixabay

A pandemia do novo coronavírus mexeu de maneira negativa com as emoções das pessoas e as agulhas são grandes aliadas para equilibrar os ânimos e ajudá-las a se sentir melhor.

A acupuntura é uma terapia milenar de origem chinesa que consiste na aplicação de agulhas bem finas em pontos específicos do corpo. O tratamento é capaz de melhorar a imunidade e tratar problemas emocionais. A técnica também se baseia em energia, que se acumulam em várias regiões que são chamadas de meridianos.

+ VEJA TAMBÉM: Acupressão: conheça a acupuntura sem agulha que você mesmo pode fazer para aliviar dores

Segundo o Dr. André Tsai,  médico e presidente do Colégio Médico de Acupuntura de São Paulo, (CMAeSP), "Os pontos de acupuntura também se manifestam em microssistemas como orelhas, pés, mãos e até no crânio, de maneira que alguns lugares que exibem um pouco mais de sensibilidade sejam mais dolorosas as aplicações das agulhas, ou até mesmo alteração de cor da pele, podendo corresponder e dar sinais de onde estão os problemas".

Um exemplo disso são as alterações no aumento da vascularização, alterações de coloração (que fica um pouco mais opaco), ou até mesmo a descamação da pele naquela região pode nos dar indícios de onde está o “problema”, de acordo com o médico.

Quando o assunto são tratamentos alternativos, a acupuntura pode trabalhar pontos da cabeça aos pés. Separamos três modelos que são conhecidos e que podem ajudar a aliviar os problemas de dores.

Acupuntura nas mãos

A técnica conhecida como sujok, muito comum na Coreia, respeita as regras do microssistema, em que se tem uma representação do corpo, dentro da mão. Indicado a pacientes que não gostam de se expor com o corpo, o tratamento é feito com agulhas na palma da mão.

Acupuntura nas orelhas

Também conhecida como auriculoterapia, é indicada a todos os pacientes que recebem como indicação a acupuntura clássica. É um tratamento que pode ser feito de duas formas: agulhas finas ou sementes. Existe a possibilidade de estimular os pontos com sementes de mostarda ou vacaria, que são as mais comuns, no entanto, o efeito é proveniente do estímulo mecânico, podendo ser usado outros materiais como esferas metálicas ou cristais, por exemplo. É indicado para aqueles pacientes com fobia a agulha e pediátricos.

Acupuntura nos pés

Conhecida como reflexologia, a acupuntura nos pés tem a representação na planta dos pés e não é feito tratamento com agulhas, mas sim com massagens. Indicado para pacientes que têm fobia a agulhas. Além da massagem, que é relaxante, é muito comum se fazer escalda pé (água morna para quente, com água no meio da perna, até a panturrilha, e sal grosso) para melhorar a insônia.

Craniopuntura

Existe a técnica de YNSA ou Craniopuntura de Yamamoto, onde inúmeras patologias podem ser tratadas através de aplicações de agulhas em microssistemas no couro cabeludo, região nucal e facial, dependendo do que for proposto pelo médico especialista. Porém, a decisão final é feita entre o médico e o paciente.
 

Último acesso: 22 Oct 2020 - 14:40:40 (1043220).