Imagens captadas por sonda da Nasa confirmam que havia um lago em Marte
O robô Perserverance, enviado para Marte no início do ano, fez fotos do planeta que confirmam que cratera Jezero era um lago

O robô Perserverance, enviado para Marte no início do ano, fez fotos do planeta que confirmam que cratera Jezero era um lago
Imagens feitas pela sonda Perseverance, que está em marte desde o início deste ano, apontam para a existência de um lago na cratera de Jazero.
Em um artigo publicado nesta quinta-feira, 07, a NASA (Agência Espacial Norte Americana) detalhou o ciclo hidrológico do local onde existiu um lago há 3,7 milhões de anos.
+++ Saiba o que a sonda ‘Perseverance’ registrou em uma semana em Marte
As fotos feitas pelo robô da NASA revelam que há bilhões de anos, Marte podia suportar o fluxo de água em sua superfície devido à atmosfera suficientemente espessa. Acredita-se que neste período o delta Jezero, que agora está seco, foi inundado.
Para chegar nesta conclusão, astrônomos e cientistas basearam-se nas imagens detalhadas das rochas que se formaram na cratera. Os sedimentos teriam sido formados por conta do acúmulo na foz de um antigo rio.
+++ Sonda faz pouso com sucesso em marte e NASA divulga imagens; veja fotos do planeta vermelho
O próximo passo é colher amostras de rochas e sedimentos e trazê-las de volta para a Terra para verificar se os compostos orgânicos podem comprovar a existência de vida microbiana lá e como o lago secou.
“Esta é a observação chave que nos permite confirmar de uma vez por todas a presença de um lago e de um delta do rio em Jezero”, disse Nicolas Mangold, autor principal do artigo e cientista do Laboratório de Planetologia e Geodinâmica localizado em Nantes, na França.