Jardim exótico: conheça o cacto pluma e aprenda a cultivá-lo em casa com poucos cuidados
Conheça esta espécie de cacto nada convencional e veja como é fácil cultivá-lo

Conheça esta espécie de cacto nada convencional e veja como é fácil cultivá-lo
Parece uma bolinha de algodão plantada em um vaso, mas não é! O cacto pluma é uma planta exótica pouco convencional aqui no Brasil com uma aparência diferente dos cactos que conhecemos.
A Mammillaria plumosa, como esta planta é chamada cientificamente, é um membro da família de plantas Cactaceae procedente de Nuevo Leon, no México. Esta planta ficou popularmente conhecida pelo apelido de cacto pluma por conta de sua aparência macia e felpuda.
No entanto, embora as “penas” brancas da Mammillaria plumosa parecem macias e fofas, elas escondem espinhos afiados que cobrem a superfície da planta. Estas “plumas” não apenas adicionam interesse ao cacto, mas também protegem a planta do calor e do sol.
O cacto pluma pode crescer ao ar livre o ano todo no sudoeste dos Estados Unidos e no norte da América do Sul, mas também pode ser cultivados em casa com cuidados mínimos.
Como cultivar o cacto pluma em casa
O cacto pluma é de baixo crescimento e atingem sua altura final de cerca de 10 centímetros e largura de cerca de 3,5 metros em um período de 5 a 10 anos por isso é uma planta perfeita para espaços pequenos.
Esta planta precisa de muita luz direta e brilhante para se desenvolver, por isso, se você estiver mantendo seu cacto como planta de casa, coloque-o em uma janela voltada para o sul ou oeste, onde a incidência de sol é maior – quantidades excessivas de sombra farão com que a planta tenha menos espinhos e perderá sua cor verde azulada.
Durante as temporadas mais quentes, regue regularmente, mas evite deixar a planta muito úmida. Use um solo afiado para drenar bem e deixe todo o excesso de água escorrer toda vez que você regar.