Médica dá dicas de hábitos alimentares que podem ajudar na sua saúde física e mental
Uma boa alimentação é fundamental para bem-estar e uma boa qualidade de vida; hábitos simples do dia a dia podem te ajudar

Uma boa alimentação é fundamental para bem-estar e uma boa qualidade de vida; hábitos simples do dia a dia podem te ajudar
Você, com certeza, já deve ter ouvido falar como as alterações da nossa microbiota intestinal se relacionam e interagem diretamente com as respostas do nosso sistema nervoso, assim como podem influenciar na nossa função cerebral. Ela é responsável pela produção de grande parte das substâncias neuroquímicas, como serotonina e dopamina, que o cérebro utiliza para regular processos fundamentais, como de aprendizagem, sono, memória e humor.
Por isso, uma boa alimentação é fundamental. Segundo a médica generalista Dra. Vivian Campos (CRM-SC 15858), é importante compreender que assim como podemos influenciar na nossa microbiota — seja para melhorá-la ou piorá-la —, ela impacta na nossa saúde e, assim, também na nossa qualidade de vida.
“Os altos níveis de estresse podem alterar a composição das bactérias intestinais, que por sua vez, podem influenciar o desencadeamento de transtornos psiquiátricos, como a ansiedade e depressão”, explica.
+++ Listamos 4 motivos pelos quais você deveria correr todos os dias
A especialista ressalta que, por conta disso, é sempre importante lembrar que o nosso corpo funciona de forma integrada, sendo influenciado constantemente por estímulos internos e externos. Abaixo, a Dra. Vivian Campos destaca alguns exemplos de práticas alimentares que podem contribuir para a saúde intestinal e mental:
+++ Na Ucrânia, cadeirante ajuda a salvar outras pessoas com deficiência