Publicidade

Médico faz alerta sobre a importância do consumo de água no inverno

“Sensação de sede no inverno diminui porque o ar fica mais úmido e a gente sua menos”, explica endocrinologista; saiba mais

Médico faz alerta sobre a importância do consumo de água no inverno
Médico faz alerta sobre a importância do consumo de água no inverno – Freepik

O inverno faz cair não só a temperatura, como o consumo de água. O endocrinologista Dr. João Marcello Branco explicou que a sensação de sede diminui durante a estação, mas a importância do líquido para organismo continua.

Publicidade

Médico faz alerta sobre a importância do consumo de água no inverno

“A sensação de sede no inverno diminui porque o ar fica mais úmido e a gente sua menos. Mas uma das dicas que sempre dou é avaliar a urina. Ela sempre tem que estar clara, conforme no calor”, diz o especialista.

“No verão, como a gente evapora, troca mais calor, tanto por sudorese como por evaporação, pela temperatura estar mais quente, temos a sensação de ter que consumir mais água. Então a importância é sempre ingerir líquido, água principalmente, e fazer a avaliação da própria urina, mostrando que ela está sempre clara”, aponta o médico, que também é ortomolecular e especialista em medicina desportiva.

O consumo de pelo menos de dois litros de água nesses dias mais frios é importante para evitar problemas renais, doenças de pele e desidratação.

“A desidratação implica em vários fenômenos negativos para o organismo, principalmente a piora da circulação, piora de alguns processos de depuração de impurezas no organismo, piora da hidratação da pele, da lubrificação dos olhos, lábios e, sobretudo, da formação das fezes”, explica o profissional.

Publicidade

“Podemos falar que de cara esses são fenômenos agudos que a desidratação pode causar, além de transtornos hidroeletrolíticos dos minerais que compõem o bom funcionamento das células e do organismo”, finalizou Dr. João Marcello Branco.