Publicidade

Ministro da Saúde anuncia fim da emergência sanitária por covid-19 no país

”Nos próximos dias, será editado um ato normativo disciplinando essa decisão”, disse Marcelo Queiroga sobre o fim da emergência sanitária por covid-19

Ministro da Saúde anuncia fim da emergência sanitária por covid-19 no país – Foto: Victor Moriyama / Getty Images

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou o fim do estado de “Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional”, também chamado Espin, por covid-19 no país. O fim da medida instaurada em fevereiro de 2020 no Brasil foi compartilhado pelo responsável pela pasta neste último domingo, 17, Páscoa.

Publicidade

Ministro da Saúde anuncia fim da emergência sanitária por covid-19 no país

Durante pronunciamento em Rede Nacional Obrigatória de Emissoras de Rádio e Televisão, Marcelo Queiroga disse que a alta taxa de vacinação no país (73% da população está vacinada contra a covid-19), além da melhora no cenário epidemiológico e investimentos no SUS possibilitaram o decreto que autoriza o fim da Espin.

+++ Por que a OMS mantém a covid-19 como pandemia, mesmo após queda de óbitos?

“Graças à melhora do cenário epidemiológico, à ampla cobertura vacinal da população e à capacidade de assistência do SUS, temos hoje condições de anunciar o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional, a Espin. Nos próximos dias, será editado um ato normativo disciplinando essa decisão”, falou em vídeo.

+++ Aos 94 anos, Cid Moreira retira cateter e fala sobre quadro de saúde

Publicidade

Como deixou claro o ministro, o fim do estado de “Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional” não está relacionado ao término da pandemia da covid-19 ou a categorização da doença como endemia, decisão que cabe à Organização Mundial da Saúde (OMS).