Ícone do site

Mulher norte-americana é a primeira a receber coração totalmente artificial em procedimento inédito

Published 24/09/2021

Startup francesa Carmat produziu coração artificial que foi implantado em mulher - Divulgação/ Carmat

Os EUA realizaram um procedimento inédito em uma paciente com insuficiência cardíaca. A mulher de 57 anos recebeu um coração totalmente artificial criado por uma startup francesa. 

Esta é a primeira vez que o procedimento é realizado em uma paciente mulher. O mesmo dispositivo já foi transplantado com sucesso em homens, mas devido ao tamanho do coração artificial, mulheres podem ter mais dificuldade de receber o implante.

+++ Jovem que teve 80% do corpo queimado é a 1ª pessoa a receber transplante de face e mãos no mundo

Três pessoas, contando com a mulher, já receberam o dispositivo nos EUA, até o momento. Na Europa, já são vinte pacientes homens que têm o coração artificial. 

Médicos da Universidade de Louisville e do Hospital Judaico de Louisville, nos Estados Unidos, realizaram o procedimento para testar a eficiência e segurança do dispositivo em mulheres. 

“O coração artificial Aeson é compacto o suficiente para caber dentro cavidades torácicas menores, mais frequentemente encontradas em mulheres, o que dá esperança a uma maior variedade de homens e mulheres”, disse o cirurgião cardíaco Mark S. Slaughter da Universidade de Louisville em comunicado. 

+++ Após 10 anos sem enxergar, idoso recupera a visão ao receber 1º transplante de córnea artificial do mundo

O sucesso da cirurgia foi comemorado pelo CEO da Carmat (startup francesa que produziu o dispisitivo), Stéphane Piat, em comunicado: “Essa conquista confirma que as limitações de tamanho para adultos são mínimas, o que nos deixa muito confiantes no potencial da Aeson para se tornar a terapia de escolha para uma ampla população de pacientes”. 

 

 

 

 

Sair da versão mobile