Publicidade

Jovem que teve 80% do corpo queimado é a 1ª pessoa a receber transplante de face e mãos no mundo

“Mal posso esperar para voltar ao trabalho”, diz o transplantado Joe DiMeo, após passar por 23 horas de cirurgia

Jovem que teve 80% do corpo queimado é a 1ª pessoa a receber transplante de face e mãos no mundo – Reprodução/NYU LANGONE HEALTH

Uma equipe médica do hospital da Universidade de Nova York, localizada nos Estados Unidos, anunciou nesta quarta-feira, 3, que um homem de 22 anos se tornou a primeira pessoa no mundo a receber um implante de mãos e face com sucesso.

Publicidade

Este é o caso de Joe DiMeo, natural do estado de Nova Jersey, que em julho de 2018 passou por um trágico acidente de carro. Após uma noite de trabalho, Joe adormeceu no volante, fazendo com que seu carro capotasse e explodisse. O incidente lhe rendeu queimaduras em 80% de seu corpo.

+ VEJA: Após 10 anos sem enxergar, idoso recupera a visão ao receber 1º transplante de córnea artificial do mundo

Após ser resgatado por um motorista que avistou o carro em chamas, o jovem passou quatro meses na unidade hospitalar de queimados, recebendo enxertos e transfusões de sangue. Joe ganhou cicatrizes em seu rosto, teve dedos amputados, a visão comprometida e perdeu seus lábios e pálpebras.

Em entrevista coletiva organizada pela NYU Langone Health, responsável pela operação, o transplantado disse: “Sempre há luz no fim do túnel, nunca desista […] Mal posso esperar para voltar ao trabalho”.

Publicidade

+ VEJA: Mãe surpreende filha com câncer de colo de útero e raspa o cabelo em vídeo emocionante; assista

Joe recebeu um transplante das mãos direita e esquerda, incluindo os antebraços, como ossos do rádio e da ulna, três nervos dominantes, seis veias que exigiam conexões vasculares e 21 tendões. Já na face, os médicos também reconstruíram sua testa, sobrancelhas, orelhas, nariz, pálpebras, lábios, ossos do crânio, maçãs do rosto, nariz e queixo.

A cirurgia que durou cerca de 23 horas foi realizada no dia 12 de agosto de 2020.

Publicidade