Não pratique Tsundoku! Japoneses criam expressão para a arte de comprar livros e não lê-los

Ter uma estante cheia de livros não indica que você é um leitor assíduo se você pratica o Tsundoku

Bons Fluidos Publicado sexta 16 julho, 2021

Ter uma estante cheia de livros não indica que você é um leitor assíduo se você pratica o Tsundoku
Tsundoku se refere ao hábito de acumular e empilhar livros, sem necessariamente ler todos - Unsplash/ Matthew Feeney

O fato de ter uma estante cheia de livros não necessariamente indica que você é um leitor assíduo e intelectual! Você certamente conhece ou é uma pessoa que adora adquirir livros, mas não consegue lê-los. 

Existem algumas palavras por aí que são brilhantemente evocativas e, ao mesmo tempo, impossíveis de traduzir completamente e Tsundoku é uma daquelas palavras que entendemos bem seu significado, embora não exista uma tradução literal.

+++ Tire do seu vocabulário! As 5 frases mais tóxicas que você pode dizer a si mesmo

Japoneses definem termo para representar a pilha de livros acumulados sem serem lidos

O termo tsundoku se refere a prática consumista de comprar livros e não lê-los, deixando-os acumulados em casa sem uso. Embora não exista uma palavra equivalente ao tsundoku em português, podemos traduzi-la para “tenho pilhas de livros por toda parte”.

A prática não é bem vista já que o ato de acumular bens, mesmo livros, não é saudável e indica uma certa dependência consumista sem um objetivo. Já que eles acabam não sendo lidos nem emprestados. De acordo com a cultura japonesa, acumular livros sem lê-los demostra preocupações, dúvidas, medos e alegrias. 

+++ Diga adeus aos relógios! Ilha norueguesa decide extinguir os horários locais e ressignificar o tempo

Origem do termo

A palavra remonta ao início do Japão moderno, a era Meiji (1868-1912) e tem suas origens em um trocadilho. Tsundoku, que significa literalmente pilha de leitura, é escrito em japonês como "Tsunde oku" e significa deixar algo se acumular.

Alguns abusos na virada do século trocaram aquele oku em tsunde oku por doku - que significa ler. Então, como tsunde doku é difícil de dizer, a palavra se misturou para formar tsundoku.
 

Último acesso: 29 Nov 2021 - 09:32:42 (1045359).