bem-estar   / Semente comestível

Não jogue fora! Nutri explica benefícios da semente de melancia e como consumi-la

A nutricionista Patrícia Leite listou os benefícios da semente de melancia, que sim -- é comestível!

Bons Fluidos Publicado sexta 16 julho, 2021

A nutricionista Patrícia Leite listou os benefícios da semente de melancia, que sim -- é comestível!
Conheça os benefícios do consumo de sementes de melancia - Pixabay/ Couleur

Melancia é uma das frutas mais deliciosas que temos à nossa disposição, no entanto, ao contrário do que muitas pessoas acham, esta fruta pode ser consumida desde a casca até as sementes -- sim, elas são comestíveis!

Em um vídeo publicado em seu canal no YouTube, a nutricionista Patrícia Leite listou os principais benefícios da semente de melancia e ensinou a consumi-las de formas variadas; veja:

+++ As sementes nutritivas que você joga fora podem substituir a pimenta-do-reino; veja como

Benefícios

Magnésio: "A semente de melancia é uma boa fonte de magnésio. O magnésio é um mineral muito importante para o nosso corpo. Ele está muito em voga e não é por acaso! Ele ajuda no sono, ajuda a diminuir dor de cabeça, ajuda na parte emocional, na saúde dos ossos. Muito importante para o nosso sistema nervoso de uma maneira geral".  

Ferro: "Ela também é fonte de ferro, claro que é um ferro que tem fitato, que prejudica um pouquinho a absorção, mas de qualquer forma se você busca diferentes fontes, principalmente se você é vegano ou vegetariano, vale muito a pena acrescentar na sua alimentação". 

Gorduras boas"Fonte de gorduras mono e poli saturadas, que são muito saudáveis para o nosso coração e vão aumentar a proporção de gorduras boas". 

Zinco: "Um outro benefício é ser fonte de zinco que é um mineral muito importante para a produção de alguns hormônios, principalmente os sexuais. O zinco também ajuda na parte imunológica e tem estudos que já comprovam que consumir fontes de zinco naturais ajuda a combater gripes, resfriados, viroses"

+++ Não jogue no lixo! Entenda porquê você deve consumir semente de mamão sempre que possível

Como consumir

A nutricionista lembrou que é importante que você separe as sementes de melancia antes de consumir a polpa da fruta porque isso evita que você contamine as sementes ao colocá-la na boca. 

Depois de separá-la, lave-as para tirar a película em volta das sementes e depois seque bem com um pano de prato limpo. Leve para assar por 15 a 20 minutos com um fio de azeite ou óleo de coco, sal ou canela. "O ideal é que a gente torre essas sementes para que elas tenham uma vida mais longa", destacou a nutri. 

Após assar as sementes, guarde em um pote e consuma inteiras ou triture em um liquidificador para obter uma farinha. Patrícia destacou que as sementes podem ser adicionadas em iogurtes e até incorporar no preparo de tortas. Ele também pode ser consumido como um petisco ou substituto para outras farinhas como a farinha de linhaça e chia. 

Último acesso: 05 Dec 2021 - 13:25:11 (1045353).