Nova vacina contra gripe deve chegar ao Brasil nos primeiros meses de 2022
Diretor de produção do Butantan afirma que a previsão de chegada das novas vacinas é entre fevereiro e março
Diretor de produção do Butantan afirma que a previsão de chegada das novas vacinas é entre fevereiro e março
O Instituto Butantan divulgou, nos últimos dias, que uma nova vacina contra a gripe, mais especificamente contra a Darwin, a variante do vírus influenza H3N2, deve chegar no Brasil entre fevereiro e março do próximo ano. O Instituto já preparou um imunizante atualizado contra essa nova cepa.
Em entrevista ao G1, Ricardo das Neves, diretor de produção do Butantan, explicou que a previsão é que a produção e a liberação de lotes do imunizante deve ocorrer, no mínimo, na segunda quinzena de fevereiro ou no início de março. Ele explicou também que a vacina que está sendo feita é a trivalente, ou seja, consegue ser eficaz contra três cepas. “A composição é sempre um vírus H1N1, um vírus B e um vírus H3N2. Ao longo do tempo, esses vírus vão sofrendo mutações e, seguindo as orientações da OMS, a gente vai atualizando.”
+++ Capricornianos são teimosos? Conheça as características das pessoas do signo de capricórnio
O Butantan produz cerca de 80 milhões de doses da vacina contra a gripe para atender o Programa Nacional de Imunização (PNI). Provando a importância desses imunizantes para a população e para evitar surtos, neste ano, o Instituto recebeu um selo de qualidade da Organização Mundial da Saúde (OMS).
A atualização das substâncias contidas nas vacinas acontecem duas vezes ao ano. Em fevereiro, no hemisfério Norte, e em setembro, no hemisfério Sul. “A OMS junta os dados e avalia o que aconteceu no inverno do Hemisfério Sul. Geralmente, os casos de gripe aumentam entre final de abril e maio até julho e agosto. Esses dados da OMS vão embasar a composição da próxima recomendação, que ocorre em setembro”, é o que explica Ricardo.
+++ Confira duas formas de usar borra de café nas suas plantas para que elas se desenvolvam bem