Nutricionista lista 4 plantas poderosas para ajudar a controlar o diabetes

O cuidado com o que ingerimos é um grande pilar para o controle da diabetes; veja o que a nutricionista Patrícia Leite falou sobre o assunto

Bons Fluidos Publicado sexta 22 janeiro, 2021

O cuidado com o que ingerimos é um grande pilar para o controle da diabetes; veja o que a nutricionista Patrícia Leite falou sobre o assunto
A nutricionista Patrícia Leite listou 4 plantas que ajudam a controlar o diabetes - Pexels

Dados da 9ª edição do Atlas de Diabetes da IDF, realizado em 2019, mostrou que existem 463 milhões de adultos com diabetes em todo o mundo e o número continua crescendo de forma alarmante. 

Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, estima-se que mais de 13 milhões de brasileiros sofrem com a doença crônica, que se caracteriza pela ausência de produção de insulina, um hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue, ou a deficiência de empregar adequadamente a insulina que produz. 

Em tempos de coronavírus, portadores de diabetes precisam reforçar os cuidados para evitar a infecção pelo vírus. A doença é considerada crônica,  o que situa essas pessoas no grupo de risco de desenvolver o tipo grade da Covid-19. 

+ VEJA TAMBÉM: Para além do leite! Confira outros três alimentos que são fontes de cálcio, mas não apresentam lactose

A alimentação saudável é um dos pilares fundamentais para evitar o agravamento da doença. A nutricionista Patrícia Leite gravou um vídeo para seu canal no YouTube sobre a doença e listou 4 plantas poderosas para ajudar no controle da diabetes. 

Erva Cidreira

"Existem estudos que falam que a erva cidreira ajuda a melhorar a absorção de glicose pelas células e evita a produção excessiva de glicose no organismo. Acrescentar o chá de erva cidreira pode te ajudar, mas cuidado para não adoça-lo", destacou Patrícia. 

Camomila

"Estudos verificaram que o chá de camomila consegue melhorar os níveis de hemoglobina glicada, os níveis de insulina e o mais interessante é que ele ajuda a proteger o seu corpo contra o estresse oxidativo", pontuou a nutricionista. 

+ VEJA TAMBÉM: Estudos revelam que comer nozes diminuem a chance de desenvolver demência

Orégano

"Alguns estudos falam que consumir o orégano ou o chá pode ajudar a melhorar a resistência à insulina e ajuda a melhorar o metabolismo de carboidratos, que é o nutriente que mais impacta na glicemia do sangue", disse ela. 

Alecrim

"Estudos falam que o chá de alecrim pode ter um papel ajudando a regularizar os níveis de glicose do plasma, do sangue, porque ele ajuda a carrear a glicose que está circulando no seu sangue para dentro dos tecidos", finalizou ela. 

Último acesso: 30 Nov 2021 - 11:55:05 (1044224).