Nutricionista lista 4 plantas poderosas para ajudar a controlar o diabetes
O cuidado com o que ingerimos é um grande pilar para o controle da diabetes; veja o que a nutricionista Patrícia Leite falou sobre o assunto

O cuidado com o que ingerimos é um grande pilar para o controle da diabetes; veja o que a nutricionista Patrícia Leite falou sobre o assunto
Dados da 9ª edição do Atlas de Diabetes da IDF, realizado em 2019, mostrou que existem 463 milhões de adultos com diabetes em todo o mundo e o número continua crescendo de forma alarmante.
Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, estima-se que mais de 13 milhões de brasileiros sofrem com a doença crônica, que se caracteriza pela ausência de produção de insulina, um hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue, ou a deficiência de empregar adequadamente a insulina que produz.
Em tempos de coronavírus, portadores de diabetes precisam reforçar os cuidados para evitar a infecção pelo vírus. A doença é considerada crônica, o que situa essas pessoas no grupo de risco de desenvolver o tipo grade da Covid-19.
A alimentação saudável é um dos pilares fundamentais para evitar o agravamento da doença. A nutricionista Patrícia Leite gravou um vídeo para seu canal no YouTube sobre a doença e listou 4 plantas poderosas para ajudar no controle da diabetes.
Erva Cidreira
“Existem estudos que falam que a erva cidreira ajuda a melhorar a absorção de glicose pelas células e evita a produção excessiva de glicose no organismo. Acrescentar o chá de erva cidreira pode te ajudar, mas cuidado para não adoça-lo”, destacou Patrícia.
Camomila
“Estudos verificaram que o chá de camomila consegue melhorar os níveis de hemoglobina glicada, os níveis de insulina e o mais interessante é que ele ajuda a proteger o seu corpo contra o estresse oxidativo”, pontuou a nutricionista.
+ VEJA TAMBÉM: Estudos revelam que comer nozes diminuem a chance de desenvolver demência
Orégano
“Alguns estudos falam que consumir o orégano ou o chá pode ajudar a melhorar a resistência à insulina e ajuda a melhorar o metabolismo de carboidratos, que é o nutriente que mais impacta na glicemia do sangue”, disse ela.
Alecrim
“Estudos falam que o chá de alecrim pode ter um papel ajudando a regularizar os níveis de glicose do plasma, do sangue, porque ele ajuda a carrear a glicose que está circulando no seu sangue para dentro dos tecidos”, finalizou ela.