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Para além do leite! Confira outros três alimentos que são fontes de cálcio, mas não apresentam lactose

O brócolis, além de ajudar a fortalecer o sistema imunológico, é um dos alimentos ricos em cálcio

REDAÇÃO BONS FLUIDOS Publicado sexta 22 janeiro, 2021

O brócolis, além de ajudar a fortalecer o sistema imunológico, é um dos alimentos ricos em cálcio
Confira outros três alimentos que são fontes de cálcio, mas não apresentam lactose - Pixabay

Quando pensamos em cálcio, automaticamente associamos o mineral ao leite proveniente das vacas, consumido em grande escala pelos seres humanos diariamente, seja "puro" ou como ingredientes de receitas de pães, bolos, tortas, etc.

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O cálcio é um elemento essencial para a construção e manutenção dos ossos e dentes humanos. Além disso, é muito importante para a contração muscular e transmissão dos impulsos nervosos.

Baseados em matéria compartilhada pelo portal Catraca Livre, separamos outros 3 alimentos que também são, além de saudáveis, ricos em cálcio, porém, que não contém a lactose do leite, açúcar perigoso principalmente para os intolerantes. Confira:

BRÓCOLIS

Em apenas 100 gramas de brócolis cru podemos encontrar 400 mg do cálcio. Porém, assim que cozinhamos o alimento, ele acaba perdendo 70% desta sua propriedade. O ideal, então, é preparar o brócolis no vapor. Assim, ele perde apenas 25%, mantendo a grande maioria do mineral na composição.

TOFU

Para o portal Minha Vida, o nutrólogo Roberto Navaro afirmou que 100 gramas de tofu apresentam 159 mg de cálcio. Para vocês terem uma ideia do potencial deste alimento, para 100 ml de leite, há 100 mg de cálcio. Baixo em calorias, você pode consumir o tofu in natura, ou em formato de patê, por exemplo. Coloque a criatividade em jogo.

GERGELIM

Um punhado de gergelim com 100 gramas apresenta 400 gm de cálcio. Além de ser rico em fibras, você pode optar por adicionar a semente na sua alimentação colocando-a no arroz, na salada no preparo de peixes ou frangos, por exemplo.

Último acesso: 01 Mar 2021 - 00:19:59 (1044223).