Pele e cabelos exuberantes; veja como usar o óleo de gergelim na rotina de beleza

O óleo de gergelim possui propriedades excelentes para nutrir e recuperar a pele e cabelos danificados

Bons Fluidos Publicado sexta 22 janeiro, 2021

O óleo de gergelim possui propriedades excelentes para nutrir e recuperar a pele e cabelos danificados
Saiba como usufruir dos benefícios do óleo de gergelim - Pixabay

Considerado um dos óleos mais saudáveis presentes no mercado, o óleo extraído do gergelim é um poderoso ingrediente não apenas para sua saúde, mas também para a aparência. 

O óleo de gergelim é derivado das sementes da planta de gergelim, também conhecida como Sesamum indicum. Essas plantas são nativas da África Oriental e da Índia, no entanto, atualmente são cultivadas em muitos países ao redor do mundo.

+ VEJA TAMBÉM: Óleo essencial de café pode ser um excelente antidepressivo natural; conheça os benefícios deste óleo na aromaterapia

Além do seu uso na cozinha, este óleo também é indicado para o uso cosmético devido suas propriedades antioxidante, antimicrobiano e anti-inflamatório. Além de ser um óleo pouco comedogênico, ou seja, possui baixas chances de obstruir os poros.

De acordo com um estudo de 1989 publicado no Journal of the Society of Cosmetic Chemists, o óleo de gergelim refinado tem uma avaliação comedogênica de um, e o óleo de gergelim não refinado tem uma avaliação de três. Os óleos não comedogênicos, como o óleo de gergelim, são boas opções para muitos tipos de pele.

Um estudo recente realizado pelo Departamento de dermatologia da Islamic Azad University com ratos mostrou que o óleo de gergelim é eficiente para tratar queimaduras de segundo-grau. 

+ VEJA TAMBÉM: Mel pode reduzir colesterol e pressão arterial! Veja benefícios desse alimento ''docinho'' e natural

Como usar o óleo de gergelim na rotina de cuidados

O uso de óleos na pele não é uma prática recente, no entanto, ainda há muitas pessoas que têm receio de ficar com aspecto oleoso na pele ou deixar os cabelos pesados. Evite este medo e descubra como os óleos são capazes de nutrir e recuperar a saúde dos fios e dos poros, mesmo em peles oleosas. 

Para utilizá-lo na pele, basta aplicar uma pequena quantidade com as mãos espalhando o óleo por toda a superfície da pele, especialmente em áreas ressecadas ou com irritação. Utilize o óleo de gergelim nos cabelos realizando uma umectação com os fios sujos. Aplique nas mechas e permaneça com o produto por no mínimo 4 horas. Após este processo, retire o produto com um condicionador e lave normalmente. 
 

Último acesso: 01 Mar 2021 - 00:44:08 (1044218).