Publicidade

O poder da mente: estudo indica que a atenção plena em algo específico nos ajuda a colocar os pensamentos em ordem mais facilmente

A pesquisa analisou maneiras de diminuir as divagações mentais que podem nos prejudicar no dia a dia

O poder da mente: estudo indica que a atenção plena em algo específico nos ajuda a colocar os pensamentos em ordem mais facilmente – Foto de Bas Masseus no Pexels

Você já esteve em uma situação em que simplesmente se distraiu do que estava acontecendo ao seu redor e não conseguiu prestar atenção? É muito comum disso acontecer: nossa mente se distrai facilmente e, em muitas situações, sem ao menos percebermos. Mas, do mesmo jeito, ela também é muito poderosa e é a solução para esses momentos de ‘falta de atenção’.

Publicidade

Estudo indica que a atenção plena em algo específico nos ajuda a colocar os pensamentos em ordem mais facilmente

Um estudo feito na Universidade de Cincinnati, nos Estados Unidos, e publicado no Journal of Cognitive Enhancement avaliou esses momentos em que a nossa mente se distrai de maneira inesperada e chegou a conclusões de que ela, quando estiver em atenção plena, pode nos ajudar a focar naquilo que realmente importa em determinado momento.

A pesquisa indicou que 30% a 50% dos nossos pensamentos diários são gastos nesse tipo de ‘divagação mental’ e, quando elas acontecem excessivamente, podem causar prejuízos às pessoas, principalmente relacionados a desempenhos e nas lembranças de informações que ocorrem no dia.

+++ Receita de fricassê de repolho e frango é uma ótima opção para seu Réveillon

Lynley Turkelson, estudante de doutorado, foi a responsável pelo estudo e explicou os motivos da pesquisa. “Embora ficar zoneando por alguns minutos durante uma reunião possa não doer, pode ter um impacto negativo se durar por longos períodos de tempo. Quando surgem pensamentos ou sentimentos que nos distraem, a atenção plena nos ajuda a colocá-los de lado suavemente e a focar no que está bem à nossa frente.”

Publicidade

+++ Cachorra ‘motociclista’ viraliza nas redes sociais e já acumula mais de 25 mil seguidores

A solução para que não tenhamos esses pensamentos que nos transportam da realidade e podem prejudicar nosso dia a dia é justamente no trabalho com a mente para que ela fique ao nosso favor. Turkelson, no estudo, deu algumas dicas de como as pessoas podem fazer para evitar: “Você pode começar percebendo o cheiro da comida antes de comê-la, como é a sensação ao mordê-la, como sente em sua boca, e o gosto. Ou talvez você preste atenção ao fluxo da respiração dentro e fora de seus pulmões ou nas sensações que você experimenta em várias partes do corpo.”

Publicidade