Publicidade

”O psíquico influencia no corpo biológico”: entenda como a ansiedade e o estresse impactam na fertilidade

Dra. Fernanda Torras, ginecologista e obstetra, foi a responsável por conversar com a Viva Saúde sobre o assunto e fornecer as informações

”O psíquico influencia no corpo biológico”: entenda como a ansiedade e o estresse impactam na fertilidade – Freepik / 4045

De acordo com uma recente pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), o Brasil lidera uma lista de 11 países com mais casos de depressão e ansiedade durante a pandemia. Segundo o estudo, o Brasil é o país que apresenta mais casos de ansiedade (63%) e depressão (59%); em segundo lugar ficou a Irlanda, com 61% das pessoas com ansiedade e 57% com depressão, e em terceiro aparecem os Estados Unidos, com 60% e 55%, respectivamente. 

Publicidade

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), antes da pandemia, o Brasil já era o país mais ansioso do mundo e também apresentava a maior incidência de depressão da América Latina, impactando cerca de 12 milhões de pessoas.

Em meio ao cenário de incertezas por conta da covid-19, é inevitável a sensação de fragilidade e impotência. Para mulheres que estão tentando engravidar, a ansiedade do momento atual é um grande obstáculo para comemorar o teste positivo. Segundo a Dra. Fernanda Torras, ginecologista e obstetra, membro da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), da SMB (Sociedade Brasileira de Mastologia) e ABCGIN (Associação Brasileira de Cosmetoginecologia); a relação entre patologias somáticas e psíquicas vem sendo estudada há décadas e estão cada vez mais atreladas.

Para saber mais e conferir as explicações da profissional, CLIQUE AQUI e leia a matéria completa no site da revista VivaSaúde, parceira da Bons Fluidos.

Publicidade