Publicidade

O que comer? Nutricionista explica como se prevenir do coronavírus fortalecendo a imunidade através da alimentação

Práticas saudáveis de alimentação podem ajudar na prevenção do Covid-19

Nutricionista explica como se prevenir do coronavírus fortalecendo a imunidade através da alimentação – PxHere

Vivemos dias em que o mundo inteiro está preocupado com a ameaça da pandemia do coronavírus. Como ainda não existem medicamentos ou vacinas contra isso, a busca por medidas preventivas e maneiras de evitar o contágio tem sido cada vez maior por parte da população.

Publicidade

Além das atividades físicas, controle do estresse e sono regulado, especialistas revelam que a resposta para um sistema imune mais forte e apurado pode estar na nossa mesa todos os dias: a alimentação. Segundo eles, estar com o sistema imunológico em dia pode reduzir consideravelmente as chances de ser infectado.

O nutricionista Dr. Leone Gonçalves relata a importância diante deste cenário de emergência global de fortalecer o sistema imunológico e como a alimentação contribui para isso.

“Muitos de nós acabamos jogando contra nossas próprias defesas, ao levar uma vida de menos sono do que o recomendado, alimentação pobre em nutrientes, estresse, poluição e automedicação, o que infelizmente ainda é uma prática muito comum no Brasil. O nosso sistema imunológico é a principal defesa do corpo contra agentes infecciosos, como vírus, fungos, bactérias e até mesmo certos parasitas. Por isso, é importante cuidar da alimentação, pois as deficiências nutricionais podem diminuir a capacidade do nosso sistema imune de reagir e nos proteger”, relata o profissional.

Como se proteger do coronavírus?

Publicidade

“Ainda não há uma vacina para o coronavírus e pouco se sabe sobre a doença. Logo, não há no momento melhor defesa contra essa ameaça do que um sistema imunológico ativo e em pleno funcionamento.”, afirmou Dr. Leone. “E isto se consegue com o básico, que é dormir bem, respirando mais pelo nariz do que pela boca, que é o correto, já que as nossas narinas possuem um filtro, e incluindo no nosso dia a dia alimentos que contenham nutrientes importantes para melhorar a nossa resposta imune, como o: Zinco, Vitamina C, vitamina D em altas doses, selênio, glutamina e aminoácidos essenciais, melatonina, etc”, concluiu.
 
Quais alimentos fortalecem o sistema imunológico?

O Dr. Leone Gonçalves aponta alguns alimentos que, quando consumidos regularmente e em boa quantidade, podem ajudar a fortalecer o sistema imune.

Gengibre: o gengibre contém propriedades anti-inflamatórias potentes que são excelentes no combate a infecções, fungos, vírus e bactérias. O estado inflamatório que ocorre no nosso corpo em resposta às infecções, diminuí em muito as defesas do sistema imunológico. Por isso, o gengibre é uma ótima opção para fortalecer nosso organismo.

Publicidade

Frutas Cítricas: a vitamina C é útil na prevenção de constipações (gripes e resfriados) e pode ajudar a diminuir a duração e gravidade dos mesmos. A vitamina C aumenta a produção de glóbulos brancos, que tem papel essencial no sistema imunológico. Além disso, a vitamina C é considerada um potente antioxidante natural.

Citrinos populares que incluem vitamina C:
• Laranjas
• Tangerinas
• Lima
• Limão

Kiwi: estes frutos estão cheios de nutrientes essenciais, incluindo folato, potássio, e vitamina C, que combatem infecções.

Publicidade

Frutos Secos: os frutos secos (nozes, amêndoas, avelãs, ecan, caju, etc) são boas fontes de zinco, que é um dos minerais fundamentais para o bom funcionamento do sistema imune.

Alho: as propriedades do alho são resultado de uma forte concentração de compostos contendo enxofre, como a alicina.

Abacate: o abacate é uma excelente fonte de vitamina E, que é uma vitamina solúvel em gordura, que tem ação anti-inflamatória e estimulante do sistema imunológico. Além do abacate, a vitamina E também é encontrada em amêndoas e avelãs, grãos e vegetais de folhas verdes, como espinafre.

Publicidade

Chá-verde: onde o chá-verde realmente se destaca é nos seus níveis de epigalocatequina galato, ou EGCG, um poderoso antioxidante conhecido por melhorar a função imunológica.