Publicidade

O que o bruxismo tem a ver com seu estado mental? Especialistas explicam

Profissionais de saúde explicaram a relação entre bruxismo e saúde mental e listaram 5 perguntas e respostas sobre o tema

Entenda a relação entre o bruxismo e a saúde mental – Unsplash/ Amr Taha

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 30% da população mundial sofre com bruxismo. No Brasil, dados oficiais apontam que o problema atinge 40% da população. Ainda que não seja um transtorno perigoso, pode causar lesões dentárias permanentes se não for tratado.

Publicidade

Segundo Reginaldo Júnior, cirurgião dentista (CRO: 45356 RJ), na Clínica RAJ Odontologia, Bruxismo e Saúde Mental são totalmente interligadas. Em seu consultório 60% dos pacientes estão desenvolvendo bruxismo ou já possuem o bruxismo crônico, o que pode ser ocasionado pelo estresse que vivemos nos últimos anos devido a pandemia. 

“Bruxismo é reconhecido como uma doença multifatorial. O fator psicológico está altamente ligado à doença. O paciente muito estressado, muito agitado, ansioso, muito preocupado. O bruxismo se caracteriza pelo ranger dos dentes, de tanto ranger um dente no outro, o paciente destrói todo o esmalte do dente, podendo levar a perda do elemento”, orienta o dentista. 

+++ Mulher norte-americana é a primeira a receber coração totalmente artificial em procedimento inédito

Para o psicologo Cleo Holanda a terapia pode auxiliar também no tratamento de bruxismo, uma vez que ela irá auxiliar ao paciente a entender o que está acontecendo de errado, realizar mudanças necessárias de pensamentos e encontrar maneiras de enfrentar tal problema. 

Publicidade

“As sessões terão como objetivo a busca de um possível de atravessamento emocional para a manifestação do bruxismo, tendo em vista, que o estresse, a ansiedade e traumas podem ser desencadeadores de um possível bruxismo, assim como, outras patologias como a insônia.”, afirma.

Nem sempre existem sintomas. E por isso, muitas pessoas sofrem com o problema mas não identificam a doença. Aline Zattar, modelo e influencer, chegou a quebrar um dente antes de receber o diagnóstico e conseguir tratar a doença. 

“Muitas vezes eu acordo com muitas dores.  Ás vezes reflete a dor pro trapézio e para o braço, na parte da ATM. Eu até já quebrei dente! Eu estou tratando com aparelho, botox e todos os recursos que disponho. É complicado, porque é um problema é muito subjetivo para tratar. É algo silencioso, que a gente não controla quando dorme, mas que reflete muito no nosso dia a dia”, lamenta. 

Publicidade

5 perguntas e respostas para o Bruxismo

1. Quais são os sintomas do Bruxismo? 

É uma doença silenciosa para o paciente, mas pode desenvolver algumas características que facilitam o diagnóstico. O paciente apresenta muita dor de cabeça, dor nas articulações temporomandibular, desgaste nas incisais dos dentes e nas faces oclusais, levando o paciente a ter muita sensibilidade. Dor na região da maça dos dentes. 

Publicidade

2. Quais as causas do Bruxismo? 

Bruxismo é reconhecido como uma doença multifatorial. O fator psicológico está altamente ligado à doença. O paciente muito estressado, muito agitado, ansioso, muito preocupado. O bruxismo se caracteriza pelo ranger dos dentes, de tanto ranger um dente no outro, o paciente destrói todo o esmalte do dente, podendo levar a perda do elemento.  

3. E as consequências, se não tratadas?

Publicidade

Pode levar à perda de elementos dentários, que podem fraturas devido ao trauma. A articulação temporomandibular pode desenvolver uma inflamação crônica, que será levada à disfunção temporomandibular, além das dores crônicas irradiadas para diversas partes do corpo. 

+++ Sono não é apenas um agente de descanso, mas ajuda a emagrecer ou ganhar massa, comenta médico

4.Como tratar o Bruxismo?

O tratamento é também multifatorial com terapia, e em alguns casos psiquiátricos, para que o paciente diminua a atividade estressante. Paralelamente indicamos o uso de uma placa oral rígida, chamada placa miorrelaxante, que será usada durante o sono, confeccionada cuidadosamente pelo cirurgião dentista. A placa vai ajudar o paciente a diminuir ou a parar de ranger os dentes nos outros dentes, para que o paciente possa sentir o alívio e a melhora da doença. Em alguns casos de bruxismo mais crônico, nós indicamos também o uso da toxina botulínica na região da ATM para poder aliviar o estresse da musculatura. 

5. Bruxismo e Saúde Mental estão necessariamente interligadas? 

Bruxismo e Saúde Mental são totalmente interligadas! O paciente que desenvolve o bruxismo, que representam 60%, dos pacientes que vão à clínica, são pacientes que estão desenvolvendo bruxismo ou que já possuem o bruxismo crônico e ela é totalmente relacionada 1 saúde mental.


Dr. Reginaldo Júnior é cirurgião dentista CRO: 45356 RJ, na Clínica RAJ Odontologia. Formado pela Universidade Estácio de Sá, com cursos de atualização em Cirurgia Oral Menor, Implantodontia, Curso de estética Dental em Lentes de Contato e Atualização em Endodontia.