Entenda o fenômeno que provocou tempestade de areia em cidades de MG e SP
Uma nuvem escura tomou conta de cidades do interior dos estados de MG e SP e assustou moradores; entenda o que causou o fenômeno

Uma nuvem escura tomou conta de cidades do interior dos estados de MG e SP e assustou moradores; entenda o que causou o fenômeno
Uma enorme nuvem de areia encobriu o céu de algumas cidades do interior de São Paulo e Minas Gerais na tarde do último domingo, 26, e causou população na população de cidades nas divisas dos dois estados.
O fenômeno, que parecia ter saído de um filme de catástrofe natural se trata de uma tempestade e areia vermelha e costuma acontecer com mais frequência em países próximos de desertos, especialmente no oriente médio.
+++ 14 atitudes simples que farão você economizar energia elétrica e poupar dinheiro
Moradores de cidades como Franca e Ribeirão Preto, SP, compartilharam as cenas assustadoras nas redes sociais. Comércios precisaram ser fechados, alguns moradores relataram ter sentido dificuldade para respirar e as condições atrapalhou a visibilidade no trânsito.
Embora o fenômeno pareça aterrorizante, meteorologistas explicaram que o acontecimento é normal e foi provocado por conta das condições meteorológicas.
O que causou a tempestade de areia?
De acordo com especialistas, a região atingida pela densa poeira de areia tem enfrentado uma severa estiagem há pelo menos três meses e este fenômeno está se tornando cada vez mais comum a cada ano.
+++ Brasil é considerado o terceiro país mais criativo do mundo por ranking internacional
Além do tempo seco, este período é o momento em que o solo fica mais fragilizado por conta da colheita de cana de açúcar. “Quando ela [a cana] é colhida, o solo fica desprotegido e tempo seco contribui para que esta terra não fique compactada — ou seja, ela fica solta”, explicou Willians Bini, Head do Agronegócio da Climatempo em entrevista ao CanalTech.
Com o início da temporada de chuvas e a chegada de fortes ventos. A terra solta acaba sendo levada pelo vento e espalhando-se nas cidades mais próximas.