Publicidade

Onça-parda é devolvida à natureza após se recuperar de atropelamento

A felina foi atropelada três meses atrás, passou por uma cirurgia, se readaptou no zoológico e, agora, é hora de voltar à vida na selva; confira mais detalhes

onça-parda-é-devolvida-à-natureza
Onça-parda é devolvida à natureza; confira detalhes desta história – No-longer-here/ Pixabay

Três meses atrás, uma onça-parda foi atropelada em Belo Horizonte e teve que passar por um momento de recuperação. Fez cirurgias, se readaptou no zoológico e, agora, a onça-parda é devolvida à natureza. Veja mais sobre a história:

Publicidade

O que aconteceu?

A felina foi atingida em uma rodovia e fraturou o osso da coxa da pata traseira esquerda. Por isso, teve que passar por uma cirurgia na Universidade de Uberlândia para corrigi-lo e fixá-lo. Depois, a encaminharam até o Zoológico de Belo Horizonte, pois precisava de um local seguro e amplo para recuperar os movimentos.

Para que pudesse voltar à natureza, precisou de um enriquecimento ambiental composto por feno com odor de outras onças, ervas aromáticas, alimentos escondidos para ela caçar. O foco era estimular comportamentos naturais, especialmente durante o período da noite.

Onça-parda é devolvida à natureza

Para soltarem a onça-parda na natureza, deram todas as medicações necessárias e sedaram-na. Para monitorarem por onde andaria e como seria seu comportamento, os especialistas colocaram um chip de localização.

Além disso, eles podem ver se o animal para em algum lugar específico e notar uma possível falha nos sinais de monitoramento. Dessa maneira, podem intervir e investigar o motivo.

Publicidade

Recentemente, o objeto mostrou que ela tem ficado por perto de onde há rio, e isso significa que ela tem explorado o território para encontrar alimento e abrigo. Sendo assim, dá para concluir que está se readaptando bem ao ambiente e isso é extremamente importante pois esta espécie encontra-se em situação de extinção.

Publicidade