Publicidade

Para a pele: exercícios físicos combatem radicais livres e conferem ação antienvelhecimento

Do combate à acne à ação antienvelhecimento, os exercícios físicos beneficiam a pele. Confira o que acontece quando praticamos atividades

Para a pele: exercícios físicos combatem radicais livres e conferem ação antienvelhecimento
Para a pele: exercícios físicos combatem radicais livres e conferem ação antienvelhecimento – Pexels

O estilo de vida influencia diretamente na qualidade da pele. Os exercícios físicos, quando praticados de forma regular, na dose certa e bem orientados, trazem uma série de benefícios para a saúde, inclusive para a pele. A cirurgiã plástica Beatriz Lassance e a cirurgiã vascular Aline Lamaita explicaram 5 benefícios das atividades para a pele:

Publicidade

Exercícios físicos combatem radicais livres e conferem ação antienvelhecimento

Efeito detox, antioxidante e mais viço: “Durante a atividade física, toda a nossa circulação fica mais solicitada. O sistema arterial aumenta seu fluxo, e consequentemente, o aporte de nutrientes e oxigênio para todos os tecidos, inclusive a pele. Isso se reverte na pele deixando-a mais hidratada, corada e mais viçosa. Com a atividade física, também temos aumento de antioxidantes endógenos, que combatem os radicais livres; isso leva ao retardamento do envelhecimento, com efeito antiaging”, afirma a Dra Aline Lamaita.

Ação antienvelhecimento: a atividade física é capaz de aumentar, segundo estudos, a produção de substâncias químicas, como o hormônio do crescimento e L Glutamina. Eles são grandes ferramentas contra o envelhecimento precoce.

+++ Cientistas rejuvenescem pele de mulher adulta em 30 anos; entenda o caso

Menor nível de estresse e menos acne: “O exercício físico diminui o nível de cortisol (o hormônio do estresse) ao longo do dia e, por isso, melhora também a qualidade do sono. Altos níveis de cortisol podem contribuir, inclusive, para o aparecimento da acne”, conta a Dra Beatriz. “O cortisol está também relacionado ao aumento de oleosidade e à diminuição da produção natural de ácido hialurônico na pele”. Mais um ponto para o exercício físico!

Publicidade

Mais tônus: com o movimento durante os exercícios, ocorre uma constante renovação, fortalecimento e regeneração de estruturas que dão tonicidade para a pele, explica a Dra Beatriz. “Isso reduz o risco de flacidez ou o aparecimento de rugas”, completa. “Também há estímulo a fibroblastos que produzem fibras de colágeno e elastina que deixam pele mais elástica e firme”, conta a Dra. Aline Lamaita.

+++ 3 dicas simples de cuidados para você revigorar sua pele

Sensação de bem-estar: por fim, a cirurgiã plástica lembra que, com o exercício físico, há também uma maior produção de endorfinas, que conferem sensação de bem-estar.

Publicidade