Para além dos cuidados com o corpo! Entenda como o método Kaiut Yoga atua aliando-se à saúde mental

''Quando combinado com um acompanhamento psicológico e/ou psiquiatra, o yoga pode ajudar no tratamento de algumas condições, como o Transtorno de Ansiedade Generalizada'', explica especialista; saiba mais

Bons Fluidos Publicado terça 24 agosto, 2021

''Quando combinado com um acompanhamento psicológico e/ou psiquiatra, o yoga pode ajudar no tratamento de algumas condições, como o Transtorno de Ansiedade Generalizada'', explica especialista; saiba mais
Para além dos cuidados com o corpo! Entenda como o método Kaiut Yoga atua aliando-se à saúde mental - Foto de Artem Beliaikin no Pexels

A prática de yoga tem se tornado cada vez mais comum. Isso porque a atividade procura trabalhar não somente o corpo, mas também a mente, trazendo benefícios para a saúde física e mental do indivíduo.

De acordo com Francisco Kaiut, criador do Método Kaiut Yoga, professor de yoga, quiroprata e terapeuta natural, o yoga, por se tratar de uma prática que trabalha com o corpo e com a mente de forma interligada, pode atuar na solução de vários problemas. “O yoga pode ajudar quem tem dores na coluna, bem como quem precisa reduzir o estresse e a ansiedade. Todos podem praticar yoga, inclusive crianças e idosos, já que a prática traz qualidade de vida”, explica.

+++ Você já ouviu falar no yoga Vinyasa Flow? Especialista explica 5 benefícios sobre o estilo

O professor aponta que os benefícios do yoga para a saúde mental são tão evidentes que a prática é utilizada, inclusive, no tratamento de alguns transtornos psicológicos. “Quando combinado com um acompanhamento psicológico e/ou psiquiatra, o yoga pode ajudar no tratamento de algumas condições, como o TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada)”, ressalta Kaiut.

O impacto do yoga na saúde mental ocorre, principalmente, devido aos efeitos da prática no sistema nervoso.

“No Método Kaiut, os estímulos articulares seguros estão ligados à diminuição de um estado reativo, o que tranquiliza o corpo e a mente. Tudo isso diminui o ritmo interno e possibilita um estado de presença. E engana-se quem pensa que o estado de meditação na prática do yoga é simplesmente uma sensação momentânea de conforto e calma. Esse estado meditativo está relacionado a descargas químicas, proporcionadas pelo sistema nervoso parassimpático, o que traz uma real qualidade de vida ao indivíduo”, explica Kaiut.

+++ ''Hoje é um excelente dia para descobrir meu potencial de vida''; 10 frases de Monja Coen para você refletir e se inspirar

Dessa forma, fica fácil perceber como e porque o yoga contribui para a saúde mental das pessoas. Kaiut aponta que, além dos transtornos psicológicos, a prática pode ser utilizada para diversas outras condições. “O yoga diminui o estresse, promove a concentração, ajuda o indivíduo a entender e a controlar suas emoções e até mesmo previne doenças. Com certeza a atividade só traz benefícios para quem a prática”, finaliza.


Francisco Kaiut é professor de yoga, quiroprata e terapeuta natural, que dedicou sua vida a encontrar uma abordagem mais simples e fácil para lidar com os desconfortos no corpo, com dores crônicas e com a ansiedade. Essa busca resultou na criação do Método Kaiut Yoga, que proporciona saúde e bem-estar, especialmente frente aos problemas da vida contemporânea. 

Último acesso: 29 Nov 2021 - 09:28:47 (1045612).