Você já ouviu falar no yoga Vinyasa Flow? Especialista explica 5 benefícios sobre o estilo

A especialista Bruna Paludetti explicou que os movimentos dinâmicos, coordenados pela respiração e sem interrupções entre as poses são algumas das características do yoga Vinyasa Flow  

Bons Fluidos Publicado terça 24 agosto, 2021

A especialista Bruna Paludetti explicou que os movimentos dinâmicos, coordenados pela respiração e sem interrupções entre as poses são algumas das características do yoga Vinyasa Flow  
Saiba como funciona o yoga Vinyasa e conheça seus benefícios - Unsplash/ Dmitriy Frantsev

No último ano, muitas pessoas tiveram que mudar a rotina para se adaptar a uma nova realidade, trabalhar de casa ou em espaços não adaptados, ficar muito tempo no mesmo lugar e na mesma posição, cuidar da postura, combater o estresse e a ansiedade, por exemplo. 

Isso fez com que a procura por atividades que proporcionam o bem-estar integral aumentasse. O yoga foi uma das práticas que ganhou mais adeptos,  incluindo o estilo Yoga Vinyasa, que de forma mais dinâmica e rápida conecta o corpo, mente e espírito em uma única atividade, refletindo em um corpo mais saudável.

O que é o yoga Vinyasa Flow?

O Vinyasa Flow surgiu por volta dos anos 70 nos Estados Unidos e trouxe posturas mais fluidas e que exigem integração entre a respiração e o movimento. A grande diferença da prática é que não há sequências fixas de posturas e as sequências são criadas de forma única por cada instrutor obedecendo as principais etapas de evolução de cada movimento.

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“A Vinyasa tem diferentes sequências, que são feitas de forma mais rápida, já que as posturas são ligadas uma à outra. Isso faz com que a prática fique muito mais dinâmica e ágil, porque o tempo que a pessoa fica na postura é bem menor”, explica Bruna Paludetti, professora de ioga e criadora de uma assinatura online oferecida numa plataforma que visa levar um yoga de qualidade e acessível para todos.

Segundo a orientadora de yoga, o ritmo acelerado traz diversos benefícios para o corpo ao longo do tempo, melhorando desde a musculatura até a parte cardiorrespiratória, com posições de alto desempenho que forçam seu corpo a produzir mais energias.

Como a aula é feita em sequência, o instrutor tem liberdade de montá-las de acordo com seus objetivos.  Além do fortalecimento muscular, a Vinyasa promete mais flexibilidade, força, equilíbrio e, ainda, um maior gasto calórico. Dessa forma, o aluno  conhecerá gradualmente o seu corpo e se desafiará a ir além dos limites pré-estabelecidos, já que a prática é um ótimo exercício de autoconhecimento”, explica Bruna. 

O yoga Vinyasa não tem restrições ou limitações, tudo irá depender do seu corpo, pois é preciso ter disciplina e perseverança. “O adepto precisa ter consciência de que existe um caminho e  diversos degraus. Você vai passando por várias posturas, sempre lembrando que se deve realizar um passo de cada vez,  além de ter um profissional que te oriente no alinhamento correto do corpo e execução das posturas para evitar lesões e garantir um maior aproveitamento da prática em prol do seu corpo”, recomenda Bruna.

Os benefícios da prática para o corpo e mente são inúmeras, e a especialista listou 5 benefícios do Yoga Vinyasa Flow que vão fazer você querer começar a  praticar já: 

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1. Aumenta a concentração

Com a prática frequente dos exercícios, um dos principais benefícios é a melhora na concentração, memória, coordenação motora e no coeficiente intelectual. Aliado às posturas físicas, o yoga proporciona uma maior capacidade de resolver problemas e recordar informações. Assim, a tranquilidade obtida por meio das posturas e meditação ajudam no controle de pensamentos negativos e estressantes.

2. Tonifica os músculos

As movimentações, exercícios, técnicas e posturas desta atividade podem melhorar a resistência, fortalecimento, definição, tonificação dos músculos e o aumento de massa magra. Com isso, melhora o desempenho do corpo para atividades físicas e tarefas diárias.

3. Melhora o condicionamento cardiovascular

O seu condicionamento cardiovascular também será uma das funções que melhoraram durante a prática do exercício, ajudando na redução do estresse, por meio de exercícios respiratórios e posturas relaxantes.

4. Melhora a flexibilidade

As posições do yoga ajudam no ganho da flexibilidade, no qual trabalham o conjunto cardiorrespiratório, força e a composição corporal. Assim, quanto mais você praticar, mais flexibilidade e movimentos para outras atividades físicas você terá.

5. Contribui com o gasto calórico

O yoga Vinyasa é uma prática mais dinâmica e ágil do que o convencional. Dessa forma, acelera o metabolismo e contribui na queima de calorias durante suas posições.  O resultado na balança é perceptível com o combo de exercícios e uma boa alimentação.

Último acesso: 29 Nov 2021 - 09:57:19 (1045606).