Publicidade

Pernas fortes, mente sã: fortalecer a panturrilha melhora a circulação e mantém funções cognitivas

A panturrilha é considerada o coração das pernas, pois o bombeamento do sangue nos membros inferiores é feito através dessa musculatura. Fortalecer os músculos das pernas traz benefícios à circulação e mantém a mente saudável e jovem

Pernas fortes, mente sã: fortalecer a panturrilha melhora a circulação e mantém funções cognitivas
Pernas fortes, mente sã: fortalecer a panturrilha melhora a circulação e mantém funções cognitivas – Foto de Maksim Goncharenok no Pexels

Você sabia que a panturrilha é considerada o ‘coração das pernas”? Isso porque o bombeamento do sangue nos membros inferiores é feito através da musculatura da panturrilha. Então, toda forma de exercício físico que fortaleça os músculos da região é extremamente benéfica para a circulação!

Publicidade

“Situações onde essa musculatura fica parada muito tempo podem causar uma retenção de líquido nas pernas, levando a inchaço, pernas pesadas, cansadas e aumentando a predisposição de desenvolver varizes e trombose venosa”, explicou a médica cirurgiã vascular Dra. Aline Lamaita.

Fortalecer a panturrilha melhora a circulação e mantém funções cognitivas

E se a sua desculpa para não iniciar a prática diária de atividade física é que a sua circulação sanguínea não é lá essas coisas e que, por isso, você sentirá cansaço e sensação de peso ao exercitar o corpo, saiba que a realidade não é bem assim. “Tanto uma boa circulação melhora o rendimento esportivo quanto um bom rendimento esportivo melhora a circulação. E quanto mais você se exercita, melhor será seu condicionamento vascular, melhorando tanto a função venosa quanto a função arterial, da mesma forma que menor será a sensação de peso e cansaço”, ressalta.

No caso dos exercícios físicos, a Dra. Aline Lamaita lembra que é necessário fortalecer os quatro músculos que fazem mais trabalho de perna: quadríceps (os músculos da coxa), glúteo máximo (glúteos), isquiotibiais (os músculos localizados na coxa na parte de trás) e panturrilhas. Para fortalecer esse músculo, além de treiná-lo, a dieta deve estar alinhada com seus objetivos.

Os vilões da circulação na dieta também devem ser evitados porque também fazem mal ao cérebro. São três os principais alimentos: o sal, o açúcar e a gordura de má qualidade.

Publicidade

“Além do costume de usar o saleiro, a maioria dos produtos industrializados tem o sódio adicionado para melhorar sua conservação. Então, no geral, o brasileiro consome muito mais sal do que deveria, em média 12g ao dia, quando o ideal seria no máximo 5g para pessoas saudáveis”, diz a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez. Também devemos tomar cuidado com doces light e refrigerantes, pois geralmente contêm muito sódio.

Segundo a Dra. Cláudia Merlo, médica especialista em cosmetologia, a tecnologia HI-EMT (Treinamento Eletromagnético Muscular de Alta Intensidade) oferece a possibilidade de ajudar o paciente no processo de hipertrofia (ganho de massa muscular), em sessões de apenas 30 minutos.

É possível também aliviar os sintomas decorrentes de problemas de circulação através da adoção de alguns cuidados simples, como fazer uso de meias elásticas de compressão. “As meias de compressão estimulam a circulação da perna e são ótimas para quem pratica atividades físicas regularmente, pois ajudam a diminuir a concentração dos ácidos lático e pirúvico no músculo, responsáveis por causar a dor muscular. Dessa forma, seu treino renderá mais e você sentirá menos dor no dia seguinte”, finaliza a médica Dra. Aline.

Publicidade

Seus músculos e sua mente agradecem!