Publicidade
Pessoa mais velha do mundo, Irmã André falece aos 118 anos
Pessoa mais velha do mundo, Irmã André falece aos 118 anos – Wikimedia Commons/Gerontology Wiki/Domínio público

Faleceu nesta última terça-feira, 17 de janeiro, a freira francesa Lucile Randon, mais conhecida como Irmã André, ou mesmo como a pessoa mais velha do mundo. A religiosa morreu enquanto dormia na casa de repouso em que habitava, localizada na cidade de Toulon, ao sul da França, aos 118 anos.

Publicidade

A notícia do falecimento de Irmã André foi confirmada por funcionários da casa de repouso em que a senhora morava. “Ela morreu 2 horas da manhã [enquanto dormia]”, disse à imprensa um dos empregados sobre a mulher recordista, nascida em 11 de fevereiro de 1904, na cidade de Alès, França.

Irmã André e o título de pessoa mais velha do mundo

Lucile Randon, ou Irmã André, foi reconhecida pelo Guinness World Records como pessoa mais velha do mundo após a morte da japonesa Kane Tanaka, em 25 de abril de 2022, que faleceu aos 119 anos. Agora, com a morte de André, a pessoa mais velha do mundo é María Branyas, com 115 anos, que vive atualmente na Espanha.

Apesar do recorde batido por Irmã André, quem acompanhava as notícias sobre a senhora sabe que a freira não desejava continuar viva por muito mais tempo. Dizer desejar “morrer logo” e que “Deus não me ouve, deve estar surdo”, foram algumas de suas recentes falas marcantes.

Em 118 anos, alguns acontecimentos históricos marcaram a vida da freira. Irmã André sobreviveu à gripe espanhola, duas guerras mundiais e, recentemente, à covid-19. Lucile Randon é uma das 38,4 mi milhões de pessoas que contraíram o vírus no país europeu e sobreviveram à doença.

Publicidade