Publicidade

Pets sentem frio: veterinária explica como cuidar dos animais de estimação no inverno

Animais de estimação em geral sentem frio no inverno, assim como os humanos; saiba o que fazer para amenizar o desconforto nessa época do ano

Pets sentem frio: veterinária explica como cuidar dos animais de estimação no inverno
Pets sentem frio: veterinária explica como cuidar dos animais de estimação no inverno – Freepik/pvproductions

O inverno começou oficialmente no dia 21 de junho, mas o frio embarcou no país um mês antes da data astronômica. Durante esse período, os pets também precisam de atenção redobrada no quesito saúde.

Publicidade

“Os pets também sentem frio e precisam de atenção especial. Essas quedas de temperaturas podem fazer com que eles fiquem mais quietinhos, por conta desse frio que sentem”, explica Cleusa Oliveira Deiró, médica veterinária e professora do curso de Medicina Veterinária da UniFTC Salvador. A especialista também pontua que os animais de estimação podem ficar doentes com a falta de cuidados dos seus tutores.

Pets sentem frio no inverno: doenças comuns da época fria

“As doenças mais comuns são referentes ao trato respiratório, região em que se encontra a primeira parte do sistema respiratório e que vai até os bronquíolos e alvéolos pulmonares. Gripe, seja ela viral ou até mesmo bacteriana, são doenças mais transmissíveis durante o inverno. E nos gatos, a queda de temperatura também pode favorecer o aparecimento de asma, por conta da exposição desses animais a alérgenos do ambiente”, ressalta Cleusa.

A veterinária acrescenta que corrimento nasal, sendo transparente ou não, é um dos sintomas a serem observados, assim como a presença de espirros, dificuldade respiratória e até mesmo corrimento ocular. Segundo Cleusa, essa infecção pode acarretar em uma conjuntivite.

Para mais informações, CLIQUE AQUI e acesse ao site da revista VIVA SAÚDE, parceira da BONS FLUIDOS.

Publicidade