Publicidade
Por que os cabelos afinam e como tratar esse problema? Especialista explica – Freepik / @benzoix

O processo de afinamento capilar, se não tratado de forma adequada, pode evoluir constantemente até alcançar um estado de perda completa dos fios de cabelo. Mas é perfeitamente possível reverter o quadro.O Dr. Daniel Cassiano, dermatologista, explicou tudo o que você precisa saber sobre esse processo de afinamento e, consequentemente, perda dos fios:

Publicidade

Por que os cabelos afinam e como tratar esse problema? Especialista explica

Na grande maioria dos casos, o afinamento capilar trata-se apenas de um sintoma de um problema maior: a alopecia androgenética. “Causada principalmente por fatores hereditários, a alopecia androgenética é caracterizada por uma queda contínua dos cabelos, que são substituídos por fios cada vez mais finos e menores até a interrupção total do crescimento”, afirma o Dr Daniel.

Além da genética, outros fatores também podem estar envolvidos no desencadeamento e piora do afinamento capilar, como mudanças hormonais.

+++ Estudo elege quais os melhores e os piores países para ser mulher

“O afinamento capilar pode ser facilmente identificado pelo próprio paciente ao notar que os cabelos estão se desprendendo do couro cabeludo espontaneamente em número maior que 100 fios por dia, há diminuição acentuada da densidade ou do volume capilar ou ao observar o aparecimento de falhas”, acrescentou o médico.

Publicidade

Meu cabelo está mais fino. O que fazer? Nesse momento, é fundamental visitar um especialista para confirmação do diagnóstico. “A alopecia androgenética é uma condição progressiva, ou seja, que tende a piorar rapidamente se não for tratada. Logo, o melhor é procurar um dermatologista o quanto antes para iniciar o tratamento”, recomenda o especialista.

+++ Cuidados com a pele e a saúde: por que os rituais de beleza vão além da aparência?

É possível reverter o quadro de afinamento dos fios e, quanto mais cedo o tratamento for iniciado, melhores e mais rápidos serão os resultados. Segundo o Dr. Daniel Cassiano, o tratamento é individualizado caso a caso de acordo com o diagnóstico. Mas, no geral, o dermatologista poderá recomendar o uso de shampoos e loções formuladas com ativos específicos para o crescimento dos fios e, dependendo do quadro, suplementos nutricionais e hormônios. 

Publicidade