Publicidade

Prefeitura de Botucatu, SP, decide aplicar 4ª dose da vacina contra covid-19 em idosos

A decisão que partiu da prefeitura do município de Botucatu ocorreu devido à crescente no número de idosos internados pela doença pandêmica

Prefeitura de Botucatu, SP, decide aplicar 4ª dose da vacina contra covid-19 em idosos (foto ilustrativa tirada durante vacinação na cidade de São Paulo) – Foto: Alexandre Schneider/Getty Images

A partir deste último domingo, 6, a prefeitura da cidade de Botucatu, localizada no interior do estado de São Paulo, decidiu aplicar a quarta dose da vacina contra a covid-19 em idosos, ou seja, pessoas com 60 anos ou mais.

Publicidade

+++ SUS é responsável por 88% dos transplantes no Brasil; em 2021, foram realizadas 12 mil cirurgias do tipo

Vale lembrar que aplicação da quarta dose do imunizante já foi autorizada pelo Ministério da Saúde em 21 de dezembro de 2021 — neste caso, apenas para imunossuprimidos, como transplantados e pacientes com câncer.

Botucatu e a decisão de aplicar 4ª dose da vacina contra covid-19 em idosos

A decisão de aplicar a quarta dose em cidadãos com mais se 60 anos ocorreu em um momento de urgência, em que o número de idosos internados em decorrência da covid-19 no município cresceu vertiginosamente, principalmente com a chegada avassaladora da variante Ômicron no país e no mundo.

Em 2021, a cidade de Botucatu aderiu à vacinação em massa a partir da imunização com a vacina da AstraZeneca. Acredita-se que, com isso, os idosos que tomaram as doses há mais tempo venham perdendo a capacidade de proteção contra o vírus e suas variantes.

Publicidade

+++ O mínimo necessário! Apenas 10 minutos de corrida moderada já beneficiam o cérebro

“A Secretaria Municipal de Saúde abre todas as Unidades de Saúde do Município para, a partir desta segunda-feira, 07, vacinar com a 4ª dose da vacina contra a Covid-19, idosos com 60 anos ou mais, que tenham tomado a 3ª dose há pelo menos 4 meses […] As Unidades de Saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h30. Já a Sala de Vacinação Noturna, instalada no Centro de Saúde Escola da Vila dos Lavradores, funciona também de segunda a sexta-feira, das 18 às 21h30.”, é o que podemos ler em aviso compartilhado no site oficial da prefeitura de Botucatu.

+++ Olho seco? Médico chinês ensina 5 maneiras naturais para diminuir os sintomas (SEM colírio)

Publicidade