Publicidade

O mínimo necessário! Apenas 10 minutos de corrida moderada já beneficiam o cérebro

Um estudo descobriu que apenas 10 minutos de corrida de intensidade moderada podem beneficiar a saúde mental; tanto o humor quanto as funções cognitivas melhoraram

O mínimo necessário! Apenas 10 minutos de corrida moderada já beneficiam o cérebro – Foto de Daniel Reche no Pexels

Você, certamente, já ouviu falar que correr é maravilhoso para o coração e a circulação das pernas, além de trazer benefícios para a pele e até para o cérebro. Recentemente, um estudo da Universidade de Tsukuba (Japão) descobriu que não é preciso muito tempo de corrida para beneficiar a saúde mental: apenas 10 minutos de corrida de intensidade moderada já ajuda no controle do humor. A pesquisa foi publicada na Scientific Reports.

Publicidade

Apenas 10 minutos de corrida moderada já beneficiam o cérebro

Esses achados contribuem para o desenvolvimento de recomendações de tratamento para beneficiar a saúde mental. “O exercício melhora o fluxo sanguíneo e protege a memória; estimula mudanças químicas no cérebro que apuram o aprendizado, o humor e o pensamento. O exercício mantém suas habilidades de raciocínio afiadas”, diz o Dr. Gabriel Novaes de Rezende Batistella, médico neurologista e neuro-oncologista. 

+++ Receita de xarope caseiro que ajuda a fortalecer a imunidade; confira como fazer!

O especialista esclarece que fazer atividades físicas regularmente ajuda no crescimento de novas células cerebrais: “Além de aperfeiçoar a saúde do coração, exercícios regulares de resistência, como correr, nadar ou andar de bicicleta, também podem promover o crescimento de novas células cerebrais e preservar as células cerebrais existentes. A liberação de endorfina gera reações de euforia e bem-estar, que também ajudam a manter o humor.”

Segundo o estudo, há evidências claras de que a atividade física traz muitos benefícios, como a capacidade de melhorar o humor. Mas, em trabalhos anteriores, o ciclismo costumava ser a forma de exercício estudada. Correr, no entanto, sempre desempenhou um papel importante no bem-estar dos humanos.

Publicidade

“A forma e a eficiência únicas da corrida humana, que inclui a capacidade de sustentar esse esforço, estão intimamente ligados ao sucesso evolutivo dos humanos”, destaca o estudo. O neuro-oncologista concorda: “Correr pode criar novos neurônios, ajudando o organismo a envelhecer com saúde”, diz o Dr. Gabriel.

+++ Olho seco? Médico chinês ensina 5 maneiras naturais para diminuir os sintomas (SEM colírio)

Apesar desse fato, os pesquisadores ainda não haviam examinado de perto os efeitos da corrida nas regiões do cérebro que controlam o humor e as funções executivas. “O exercício remodela a atividade intensificadora no músculo que está ligada às habilidades cognitivas, o que permite a identificação de fatores musculares secretados pelo treinamento de exercício e direcionados ao cérebro”, conta o geneticista Dr. Marcelo Sady, Pós-Doutor em Genética.

Publicidade

Para testar a hipótese, a equipe de pesquisa coletou dados sobre as alterações hemodinâmicas associadas à atividade cerebral enquanto os participantes estavam envolvidos em cada tarefa. Após a corrida, os participantes relataram estar de melhor humor. “Isso foi apoiado por descobertas de ativações coincidentes nas regiões corticais pré-frontais envolvidas na regulação do humor”, conclui o estudo.

+++ Dieta saudável no início da gravidez reduz risco de diabetes gestacional, diz estudo

Dado que muitas características do córtex pré-frontal humano são exclusivamente humanas, este estudo não apenas lança luz sobre os benefícios atuais da corrida, mas também sobre o possível papel que esses benefícios podem ter desempenhado no passado evolutivo dos humanos.

Publicidade