Publicidade

Olho seco? Médico chinês ensina 5 maneiras naturais para diminuir os sintomas (SEM colírio)

O médico chinês Dr. Peter Liu relacionou o problema do olho seco com o fígado prejudicado e deu dicas para reverter a situação

5 maneiras de melhorar o olho seco, mas sem colírio – Freepik / azerbaijan_stockers

Quando sentimos que nossos olhos estão secos, principalmente depois de um dia estressante de trabalho na frente do computador, tendemos a recorrer de pronto para o colírio, certo? É fato que muitas pessoas possuem um remedinho para os olhos na bolsa caso o problema surja.

Publicidade

Para o médico chinês Dr. Peter Liu, especializado em medicina oriental, o ‘buraco é mais embaixo’, ou seja, não se trata de algo momentâneo, e se não cuidarmos de outra parte do corpo primeiro, o olho seco pode voltar com frequência: o fígado. Sim, o médico que também é acupunturista e criador de conteúdo digital aponta que quando estamos com o fígado prejudicado, ele pode causar a secura nos olhos.

+++ SUS é responsável por 88% dos transplantes no Brasil; em 2021, foram realizadas 12 mil cirurgias do tipo

Em vídeo compartilhado diretamente de seu canal no YouTube, o profissional separou cinco dicas simples, mas poderosas, para melhorar o olho seco, e claro, sem o uso do colírio, apenas com métodos mais naturais.

5 maneiras para melhorar o ‘olho seco’

1. Cuide da saúde do seu fígado

Publicidade

“Os olhos são a janela do fígado”, diz em vídeo o Dr. Peter Liu. A primeira dica, então, é prestar atenção quando à saúde do órgão. O médico ainda indica que estresse e ansiedade acabam prejudicando o fígado também. Busque a ajuda de um especialista. No dia a dia, pratique atividades que acalmem sua mente. Beber dois litros de água por dia e realizar atividades físicas são essenciais em qualquer momento — assim como neste, em que seus olhos estão precisando de lubrificação.

2. Faça um chá de alecrim com bolbo

O Dr. Peter Liu nos explica que ingerir o chá de alecrim com bolso ajuda na saúde do fígado e, consequentemente, os olhos secos. O alecrim melhora a circulação do fígado. O boldo, por sua vez, aumenta a produção de bile.

Publicidade

+++ Terapeuta dá dicas de 3 passos para você começar a atrair seus desejos

3. Compressa nos olhos com camomila

Saindo um pouco do fígado, vamos direto aos olhos. O chá de camomila que, ao contrário do chá de alecrim com boldo, deve ser usado sobre a pele, mais especificamente sobre os olhos, pode ser feito e utilizado, como dito, em forma de compressa. Peter indica que você faça um chá bem concentrado, exatamente para manter os benefícios da erva aglomerados nos saquinhos (faça 2, no caso). Leve-os para a geladeira e coloque sobre os olhos fechados quando estiverem gelados.

Publicidade

4. Massagem ao redor dos olhos

Ativar a circulação sanguínea ao redor dos olhos também é uma boa maneira e acabar com a secura. Por isso, comece fazendo movimentos circulares com a ponta do dedo médio ao redor dos olhos em sentido horário e depois em sentido anti-horário.

+++ Médico lista 5 alimentos servidos nas festas de verão que podem ser prejudiciais para a saúde digestiva; saiba quais

Publicidade

5. Estimular o lóbulo da orelha

Como dito, o Dr. Peter Liu também é acupunturista. Sendo assim, ele não poderia deixar de lançar uma dica sobre esta área tão incrível. Peter indica que devemos estimular com a ponta dos dedos, mais especificamente com a unha (sem machucar a região) um ponto pouco acima do furo do brinco, ou seja, no lóbulo da orelha, por apenas alguns minutos. A orelha esquerda corresponde ao olho esquerdo e o mesmo vale para o contrário.

Assista ao vídeo: