Prêmio Nobel da Medicina: ganhador pesquisa evolução humana
No Prêmio Nobel da Medicina, um geneticista da Suécia foi premiado pelas suas pesquisas sobre a evolução humana
No Prêmio Nobel da Medicina, um geneticista da Suécia foi premiado pelas suas pesquisas sobre a evolução humana
Nessa segunda-feira, 3 de outubro, a Assembleia do Nobel no Instituto Karolinska compartilhou que um geneticista do país foi o grande ganhador do Prêmio Nobel de Medicina. Svante Pääbo é um biólogo sueco especializado em genética evolutiva e foi o vencedor pelas suas descobertas sobre os genomas de hominídeos extintos e a evolução humana.
“Suas descobertas fornecem a base para explorar o que nos torna exclusivamente humanos”, afirmou o comitê. O seu trabalho deu origem à paleogenética, um campo científico totalmente novo ao explicar as diferenças genéticas que distinguem todos nós seres humanos vivos desses ancestrais já extintos.
A evidência para sua descoberta surgiu pela primeira vez em 2010 e, graças aos trabalhos do sueco, os cientistas conseguiram comparar os genomas neandertais com os registros genéticos de humanos vivos hoje.
“Acho que o genoma neandertal foi sua maior contribuição individual. Ele revelou que os neandertais cruzaram conosco. Isso foi contestado por muitos anos, inclusive por mim. Mas ele mostrou que a maioria de nós tem DNA antigo (de neandertais e/ou denisovanos). Esse DNA também pode ser medicamente importante”. As informações são da CNN.