Própolis! Além de fortalecer a imunidade e ser antioxidante, saiba quais outros benefícios ele oferece à saúde do corpo
Estudos comprovaram o poder da substância para o organismo
Estudos comprovaram o poder da substância para o organismo
Os estudos sobre os benefícios do Própolis são extensos!
É muito comum ouvirmos dizer que tomar algumas gotinhas dele puro pode curar resfriados, desinfectar feridas e melhorar diversos aspectos da saúde, não é mesmo? E essas afirmações são verdadeiras.
Pesquisas já comprovaram a eficácia do própolis contra vírus, bactérias e fungos, como o feito pelo farmacêutico Pedro Luiz Rosalen, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), juntamente com estudiosos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo. Juntos, eles avaliaram as capacidades antimicrobiana e antioxidante de amostras do própolis orgânico brasileiro e constararam pontos interessantes.
“Seus compostos interferem na membrana celular das bactérias”, exemplifica o engenheiro agrônomo Severino Matias de Alencar, professor da Esalq. E o que isso significa? Que os os seres microscópicos ficam desestabilizados mais facilmente quando o própolis é ingerido e acabam sendo exterminados do corpo com maior facilidade.
Fora isso, também foi comprovado que ele é capaz de combater o excedente de radicais livres no corpo (que são os responsáveis pelos danos celulares e pelo envelhecimento precoce).
Legal, né?
Veja quais efeitos a mais ele tem dentro do nosso corpo:
1) Poder contra bactérias
Grande parte das infecções por vias aéreas, como é o caso da amidalite, acontecem por conta de bactérias gram-positivas e, de acordo com uma entrevista concedida pela Dra. Norma Leite à Veja Saúde, o própolis tem um efeito muito bacana contra elas. “Experimentos demonstram que o própolis tem uma atividade antibacteriana mais pronunciada em micro-organismos desse tipo. Ela inclusive amplificaria a resposta dos antibióticos”, constata.
2) Ricos em vitaminas e mineiras
Em sua composição, ele apresenta cerca de 60 minerais, incluindo cálcio, magnésio, ferro, zinco, sílica, potássio, fósforo, cobre, cobalto, bem como 16 aminoácidos. Ele também contém vitamina A (betacaroteno) e vitaminas B1, B2 e B3.
3) Fortalece a imunidade
Em seus estudos, o imunologista José Maurício Sforcin, professor da Universidade Estadual Paulista, em Botucatu, no interior de São Paulo, observou a participação do própolis em prol do sistema imunológico. “Suas substâncias promovem maior ativação das células de defesa, favorecendo o reconhecimento e a destruição dos micróbios”, explica.
Outra pesquisa, desta vez publicada em 2010 na Phytotherapy Research, também comprovou o poder do própolis sobre a imunidade! Ele contém proteínas e compostos com capacidade de alterar e regular todo o sistema. Tudo acontece porque o composto feito pelas abelhas ativa os passos iniciais da resposta imune, estimulando receptores específicos e a produção de citocinas, que modulam os mecanismos da imunidade.
4) Ação anticancerígena
Muitos dos 300 compostos ativos que o Própolis possui contribuem para combater o câncer por vários mecanismos: inibem o crescimento de novos vasos sanguíneos que alimentam as células cancerosas (antiangiogênese), impedem a propagação ou metástase do câncer de um órgão para outro, param a divisão celular característica do câncer e induzem a morte celular programada (apoptose).
E além de atuar diretamente nos pontos citados acima, ele também atenua alguns efeitos colaterais de drogas quimioterápicas usadas no tratamento. A literatura científica sobre própolis e câncer mostra a sua ação contra tumores no cérebro, pâncreas, cabeça e pescoço, rim, bexiga, pele, próstata, mama, cólon, fígado e sangue.
5) Adeus, acnes
Você sabia que saconetes feitos de própolis são indicados por especialistas para pessoas com pele acneica? Pois é! Isso se dá pelo fato do composto liberar substâncias antibacterianas da pele.
COMO USÁ-LO
Existem diversas formas de se beneficiar do poder do própolis! Ele pode ser encontrado em spray bucal, pastilhas, balas, suspensão, xaropes, cápsulas e em gotas. A forma de usá-lo vai depender do seu objetivo.
De forma geral, a indicação para manter a imunidade em dia é de 30 a 40 gotas dissolvidas em um pouco de água ou mel (siga as instruções da bula).
Não existem contraindicações para o produto (a não ser para pessoas alérgicas), mas é sempre muito positivo procurar um profissional para saber como consumi-lo da forma mais correta possível.