Publicidade

Regressão do sono: saiba como educar o seu bebê na hora de dormir

A regressão do sono pode ser um impasse para os pais de primeira viagem, então chamamos uma especialista para tirar algumas dúvidas; confira

regressão-do-sono
Regressão do sono: veja o que fazer para melhor o sono do seu bebê de 4 meses – Reprodução / Freepik

Se você for pai ou mãe de primeira viagem, seu bebê estiver com quatro meses e começando a ficar com a noite de sono bagunçada, buscamos algumas dicas para te ajudar. A consultora materno-infantil Eliana Dias explica o que acontece nos primeiros meses de vida do ser humano e como melhorar a rotina na hora de dormir. Confira:

Publicidade

A regressão do sono é quando o período em que a criança dorme muda de padrão. Ela passa a despertar mais frequentemente durante a noite, consequentemente, chorando muitas vezes, e seu horário de dormir raramente é o mesmo. A especialista explica que isso acontece, pois o bebê está começando a entender melhor o mundo e como as coisas funcionam: “Nesta fase, ele atinge a maturidade neurológica e começa a perceber mais o ambiente, reagindo a estímulos visuais, auditivos e outros, como uma lâmpada acesa ou um barulho”.

O choro e a regressão do sono

Entretanto, durante este período, é fundamental entender que o sono é algo biológico e pode ser ensinado, porém, para estes momentos, serão necessárias muita paciência e flexibilidade. A consultora materno-infantil conta que, à esta etapa da vida – chamada de ‘Idade da Inteligência‘ – o bebê já entende que, quando ele chora, os pais vão ao seu socorro.

Dias alerta que o colo é importante para o desenvolvimento do lado afetivo, mas é necessário que ele tenha mais contato com a cama na hora de dormir. “Se, durante esse período inicial, você ensinar o seu bebê a somente dormir no colo ou quando está mamando, aos quatro meses ele vai exigir isso constantemente, pois entenderá que dormir no colo é mais relaxante do que dormir na cama”, esclarece.

Melhor deixar chorar?

Não, não é recomendado deixar o bebê chorar para aprender dormir, pois, tudo o que ele precisa é de conforto. Sendo assim, estratégias diferentes serão necessárias na regressão do sono, mas sem impor regras rígidas. “Educar o sono de um bebê é um processo flexível, aonde vamos conduzindo-o a ter mais tempo dormindo. É fundamental ensinar e fortalecer os hábitos de sono saudáveis desde o nascimento, mas se isso não foi feito até agora, podemos começar aos 4 meses, quando ele já é capaz de entender e aprender tudo que lhe for ensinado. A regressão do sono não deve ser vista como um retrocesso e sim como uma oportunidade de estimular seu bebê a desenvolver autonomia para dormir. Lembre-se que, agora, ele já está preparado para isso”, tranquiliza.

Publicidade