Ruy Castro é eleito imortal na Academia Brasileira de Letras
Na ABL, Ruy Castro vai passar a ocupar a cadeira 13, que pertencia a Sérgio Paulo Rouanet, falecido em julho desse ano
Na ABL, Ruy Castro vai passar a ocupar a cadeira 13, que pertencia a Sérgio Paulo Rouanet, falecido em julho desse ano
Nessa quinta-feira, 6 de outubro, Ruy Castro foi eleito imortal para a Academia Brasileira de Letras (ABL). O escritor e jornalista ocupará a cadeira 13 da academia – ela pertencia ao diplomata, filósofo e professor universitário Sérgio Paulo Rouanet, falecido em julho desse ano. As informações são do G1.
Para alguém se candidatar à Academia, é necessário ser brasileiro nato e ter publicado uma obra que tenha reconhecimento do mérito ou livro de valor literário — de qualquer gênero. Os imortais são escolhidos a partir de uma eleição de voto secreto e, toda vez que um imortal falecer, a cadeira é declarada vaga e os interessados precisam se candidatar em até 2 meses.
Ruy Castro começou sua carreira como repórter em 1967, no Correio da Manhã, no Rio de Janeiro. O comunicador trabalhou em veículos de imprensa cariocas e paulistanos durante 23 anos, até se dedicar à sua trajetória como escritor e cronista, em 1990.
Ele escreveu biografias de pessoas importantes no cenário brasileiro, como Garrincha (“Estrela solitária”), Nelson Rodrigues (“O Anjo Pornográfico”) e Carmen Miranda (“Carmen: uma biografia”).