Publicidade

Como o estresse afeta o apetite e como lidar com isso?

O estresse pode causar um impacto dramático em nossos hábitos alimentares; saiba como lidar com isso e recuperar o prazer pela alimentação saudável

Como o estresse afeta o apetite e como lidar com isso?
Como o estresse afeta o apetite e como lidar com isso? – Foto de Andrew Neel no Pexels

Você sabia que a perda de apetite pode ser a resposta de luta ou fuga do seu corpo ao estresse e à ansiedade agudos? É o que explica a médica nutróloga Marcella Garcez. Segundo ela, a longo prazo, algumas pessoas podem recorrer à comida como alimento fonte de alívio do estresse. Em última análise, o que se resume é sintonizar como o estresse afeta seu corpo especificamente. Abaixo, a médica dá algumas dicas de como recuperar o apetite diante do imenso estresse:

Publicidade

Como o estresse afeta o apetite e como lidar com isso?

Definir uma programação – Se você ainda estiver tendo dificuldades depois de dar os primeiros passos para restaurar o apetite, tente fazer uma programação ou definir um alarme como um lembrete para comer. “Comece com os alimentos que você é capaz de tolerar e certifique-se de beber regularmente água”.

Concentre-se em alimentos fáceis de digerir – Em termos de escolha de alimentos, é bom encontrar um equilíbrio entre o que você gosta e o que será fácil para o seu corpo digerir. “Quando a ansiedade aumenta, às vezes essa perda de apetite vem acompanhada de náuseas”, diz a médica, acrescentando que, se o que você está comendo atualmente é desagradável, definitivamente vale a pena mudar as coisas.

Aposte nos temperos “Podemos usar ervas aromáticas como salsa, cebolinha, coentro, manjericão, tomilho, alecrim, manjerona, alfavaca, orégano e especiarias como cúrcuma, gengibre, canela, mostarda, raiz forte, canela, cravo, pimentas, além de alho e cebola, que podem ajudar a acentuar o sabor dos alimentos, sem impactar negativamente em sua qualidade e ainda trazer funcionalidades, já que apresentam características anti-inflamatórias, antioxidantes e de reforço ao sistema imunológico”.

Experimente boas lembranças do alimento – Tente um “comfort food”, ou seja, considere comer algo que você já gostou quando estava em um momento com as pessoas que ama. Vários alimentos podem ser considerados comidas de conforto, porque a sensação está vinculada a preferências e experiências individuais. Podem ser desde comidas caseiras, receitas de família, sobremesas tradicionais, até alimentos saudáveis, com composição, textura e temperatura agradáveis.

Publicidade

Busque aconchego também nos amigos – À medida que a perda de apetite persiste, é importante considerar o apoio externo.