Saúde do coração: aprenda técnica de respiração para desacelerar os batimentos cardíacos e acalmar
Veja como é possível desacelerar os batimentos cardíacos através da respiração adequada
Veja como é possível desacelerar os batimentos cardíacos através da respiração adequada
A aceleração repentina dos batimentos cardíacos é uma queixa constante de pacientes que sofrem problemas como estresse ou ansiedade e o número de pessoas com estes problemas só cresce no Brasil.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), já são mais de 18 milhões de brasileiros, quase 10% da população, que convive com o transtorno de ansiedade, o que torna o Brasil o país com o maior número de ansiosos no mundo.
Um dos sintomas mais comuns apresentados por pessoas com a TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada) ou a Síndrome do Pânico é a aceleração dos batimentos cardíacos. Muito pacientes entram em desespero durante as crises e não conseguem controlar os pensamentos; como consequência o corpo reage e o coração sofre uma aceleração repentina dos batimentos.
+ VEJA TAMBÉM: Saiba o que pode estar causando zumbido nos ouvidos e como tratá-lo em alguns casos
Sessões com psicólogos, medicamento indicados por um psiquiatra e terapias alternativas ajudam no tratamento destes problemas, no entanto, durante uma crise, nada é mais eficaz do que o controle da respiração.
Respirar de maneira cautelosa, deixando o ar entrar e sair dos pulmões, acalma o corpo, permitindo que o coração desacelere e volte a uma velocidade normal dos batimentos.
A psicóloga Priscila Silveira gravou um vídeo para seu canal no YouTube ensinando uma técnica fácil de respiração capaz de acalmar e desacelerar o coração instantaneamente: coloque suas mãos em formato de concha e cubra a boca e o nariz com as mãos nesta posição. Respire através das mãos de forma lenta inspirando pelo nariz e soltando pela boca.
Segundo a psicóloga “esta técnica de respiração vai ajudar a regularizar o padrão de oxigênio e de dióxido de carbono” para minimizar as sensações desagradáveis causadas pela crise de ansiedade.
Priscila também recomendou que, durante uma crise, é importante mudar os pensamentos disfuncionais e tentar se concentrar na respiração adequada para se acalmar e desacelerar o coração.
Se o seu problema não tem relação com transtornos de ansiedade procure um médico cardiologista para investigar.