Publicidade

Saiba o que pode estar causando zumbido nos ouvidos e como tratá-lo em alguns casos

O zumbido no ouvido é uma condição comum, no entanto, ele pode indicar que há problemas mais sérios a se tratar

Veja o que pode estar provocando zumbido nos seus ouvidos – Pixabay

O zumbido nos ouvidos, também conhecido pelo nome em inglês, “tinnitus”, é uma condição que já afeta cerca de 28 milhões de brasileiros, segundo dados divulgados pelo portal Fonoaudiologia no ano passado.A Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou que já são 278 milhões de pessoas no mundo com o problema, sendo que 30% destas pessoas são idosas. 

Publicidade

É muito difícil saber como é exatamente o ruído do zumbido. Pode se apresentar num tom único (mais agudo ou ainda mais grave) e, em poucos pacientes, em mais de um tom (“chiado” e “cigarra”, por exemplo).

+ VEJA TAMBÉM: Tontura, zumbido no ouvido e desequilíbrio podem ser alertas de doenças mais sérias

É comum apresentar o zumbido nos ouvidos após ficar muito tempo com fones, em ambientes com ruídos altos, ou após uma viagem de avião – causado pela pressão dentro da aeronave -, no entanto, o problema costuma desaparecer depois de algumas horas. 

Quando o zumbido permanece,  buscar ajuda médica é necessário, pois muitas das causas de zumbido são tratáveis ou reversíveis, como a otite – infecção no ouvido que pode causar dor, saída de secreção e perda momentânea da audição – ou o acúmulo de cerúmen. Neste último caso, uma simples remoção da cera reverte o quadro de perda auditiva e zumbido, quando feita por um profissional da saúde, pois o uso de hastes flexíveis é desaconselhado.

Publicidade

Algumas patologias também podem ocasionar o zumbido nos ouvidos, como a labirintite, deformidades articulares (como da ATM – articulação emporo-mandibular) ou tumores. Vale lembrar que não se trata de uma doença, e sim, de um sintoma, embora seja de difícil tratamento.

A tendência é que a prevalência de zumbido aumente no futuro, não apenas entre adultos e idosos, mas também entre adolescentes e crianças, pela maior exposição ao ruído em ambientes de ensino, lazer e, pelo uso abusivo de dispositivos musicais de escuta individual.

Publicidade