Se machucou? Esses 7 alimentos podem ajudar na cicatrização da pele
Para se recompor, a pele precisa de nutrientes que ajudem na formação do colágeno no controle da inflamação
Para se recompor, a pele precisa de nutrientes que ajudem na formação do colágeno no controle da inflamação
Para que uma ferida seja fechada, nosso organismo precisa de nutrientes que atuam na formação do colágeno, controlam a inflamação e que são encontrados em alguns alimentos específicos.
O processo de cicatrização começa pela inflamação da ferida. O local atrai os glóbulos brancos, células de defesa do corpo, e estimula a formação de novos vasos sanguíneos, que levarão os nutrientes e o oxigênio até o machucado.
Após essa fase, a pele precisará de proteínas, por conta dos aminoácidos que elas fornecem, para produzir o colágeno e outras vitaminas e mineirais que são importantes para o processo de cura. Mas um fato interessante é que o colágeno não pode ser demasiado, porque ninguém quer uma queloide, certo?
E o que impede que haja essa supercicatrização é manter o processo de inflamação sob controle. Por isso, os alimentos anti-inflamatórios e antioxidantes são necessários também!
Sabendo de tudo isso, confira, então, a lista de alimentos indicados:
1. Frango e cortes magros de carne vermelha
O frango alguns cortes da carne vermelha, como patinho, maminha, filé mignon e coxão mole, por exemplo, são ricos em proteínas de alto valor biológico, que é o nutriente mais importante para o processo de cicatrização.
Esses alimentos fornecem aminoácidos essenciais para a síntese do colágeno e também são fonte de zinco — necessário para a regeneração dos tecidos.
2. Sementes
Sementes de linhaça e chia são ricas em ômega-3 e ajudam na formação da membrana celular
Sementes de girassol e de abóbora são fontes de vitamina E, que contribue para a melhora da qualidade da nova pele e participa da formação das células do sangue, que levam os nutrientes até a ferida.
3. Leguminosas
Feijão, lentilha, ervilha e grão-de-bico são ricas em proteínas de alto valor nutricional, com a vantagem de serem livres de colesterol. Além disso, o feijão e a lentilha, por exemplo, ainda são ricos em ferro, que é um mineral fundamental no processo de cicatrização.
Ele contribue para que as células possam levar nutrientes e oxigênio até o local que será curado.
4. Nozes e castanhas
Anti-inflamatórias, as oleaginosas atuam na cicatrização, controlando o processo inflamatório e fazendo com que a produção de colágeno seja a ideal.
5. Folhas verde-escuras
Vegetais que têm as folhas escuras, como couve, brócolis, agrião, espinafre e rúcula, entre outros, são ricos em vitamina K, que participa da coagulação sanguínea e evita os sangramentos, e também são antioxidantes e anti-inflamatórios. Eles fornecem vitaminas e sais minerais e estimulam a produção do colágeno.
Além de tudo, ainda previnem a formação de manchas roxas depois de uma cirurgia, por exemplo, e é indicado consumi-los antes de qualquer procedimento mais invasivo.
6. Frutas cítricas e frutas vermelhas
As frutas cítricas e as frutas vermelhas são ricas em antioxidantes, que combatem os danos causados pelos radicais livres, e em vitamina C, um micronutriente necessário para que o organismo consiga fabricar o colágeno. Os antioxidantes delas também combatem a inflamação e protegem o sistema circulatório.
Exemplos de frutas cítricas: Laranja, limão, tangerina, acerola, abacaxi, maracujá e kiwi
Exemplos de frutas vermelhas: amora, framboesa, mirtilo e morango
7. Frutas e vegetais roxos
Também pelas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, essas frutas e vegetais são essenciais para qualquer cicatrização.
Ex: Beterraba, berinjela, repolho-roxo, açaí, uva e cereja